OLHARES – Tapetes de Corpus Christi
Janderson Vicente Júnior
Desde 1264, durante o papado (“mandato”) do Papa Urbano IV, Corpus Christi é um evento institucionalizado pela religião católica. Trata-se de uma comemoração que homenageia o Sacramento da Eucaristia. Ela é uma ordem dada por Jesus Cristo, durante a Última Ceia, aos discípulos para que, por meio do pão e vinho consumidos, lembrassem da figura do Messias.
Os portugueses trouxeram para o Brasil essa prática religiosa. Além dessa tradição, eles contribuíram para a cultura de produção de tapetes de Corpus Christi que referencia a chegada do Filho de Deus a Jerusalém, onde as ruas foram preenchidas por flores e mantos. Seguindo a religião católica, o evento acontece toda quinta-feira após 60 dias da Páscoa.
Castelo, no Espírito Santo, é famosa pela confecção de tapetes com diversos materiais – serragem, borra de café, areia, pedrinhas etc. Esse costume começou em 1963 com a Irmã Vicência que sozinha produziu um tapete em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças. O tempo passou e a atitude “solitária” de Vicência se tornou parte da cultura da cidade. Atualmente, a festa religiosa de Corpus Christi é considerada a mais representativa no Estado.
Assim, o Núcleo de Jornalismo do LACOS lança mais um conteúdo da série “OLHARES”. Dessa vez, o olhar é a partir dos tapetes de Corpus Christi de Castelo do Espírito Santo. A série busca mostrar o olhar singelo e profundo de alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário por meio de uma galeria de fotos sobre variadas temáticas.
Confira abaixo na galeria o olhar do trabalho realizado pelo aluno do 1º período do curso de Jornalismo e estagiário do LACOS Janderson Vicente Júnior:
Edição: Janderson Vicente Júnior
Imagem de Destaque (Home): Janderson Vicente Júnior