Roda de Conversa: ‘Conceitos e Oportunidades na Mídia Digital e Programática com GAMA’
Janderson Vicente Júnior
Uma roda de conversa sobre conceitos e oportunidades na Mídia Digital e Programática com a analista de parcerias e projetos integrados Thais “Tha” Oliveira e coordenadora de compra de Mídia Programática Jacqueline “Jacque” Menezes marcou o segundo dia do Fest’UP VIX. As duas palestrantes são colaboradoras da plataforma GAMA da Rede Globo.
O Fest’UP é um evento que reúne pessoas de todo o Brasil para compartilhar conhecimento e experiências na área da comunicação, se posicionando como uma ótima oportunidade para que os profissionais e estudantes da área possam se atualizar, integrar e se conectar com pessoas experientes do setor. É a primeira vez que o evento acontece fora do estado de São Paulo. O Fest’UP VIX aconteceu no campus da FAESA Centro Universitário, localizado em Vitória, Espírito Santo.

No início da conversa, foi explicado dois termos importantes para o assunto: usuário e comportamento do usuário na rede. Jacque relata que o usuário, por meio de uma ferramenta de busca, “navega” pela rede em busca de conteúdos que estão veiculados em veículos de comunicação. Ao acessá-los, há ferramentas (identificadores) capazes de definir a intenção e comportamento de cada usuário ao consumir determinado conteúdo.
Tem a identificação do comportamento da Tha, da Jacque, de cada um de vocês nesse cenário
Jacque
Tha continua a reflexão explicando como funciona o processo de Mídia Digital. O anunciante apresenta a campanha à agência publicitária. Ao apresentá-la, tanto marca quanto agência analisam qual é o objetivo e quais indicadores-chaves de performance (KPIs) que ela terá. Com o objetivo e KPI definido, será escolhido o formato, plataforma e público que melhor dialogam com a campanha proposta pela marca.
Com a definição de tudo isso, segundo Jacque, a agência atua na função de intermediadora e encaminha a mídia (campanha) publicitária, uma por uma, aos veículos de comunicação. Após o fim das negociações entre as duas partes, o material publicitário veiculado nos meios de comunicação vai gerar relatórios que vão mostrar o desempenho obtido. Eles vão ser resumidos pelo intermediador e serão repassados à marca dona da campanha. Todo o processo é feito individualmente.

Jacque comenta também sobre a automatização desse processo oferecida por plataformas de Mídia Programática. Ela explica que todo esse processo individual entre as partes é simplificado graças a sistemas de compras – Demand Side Platform (DSP) – e de vendas – Sell Side Platform (SSP) – de espaços publicitários. Eles dinamizam e facilitam a vida de quem quer veicular a campanha e de quem deseja vender espaços para a veiculação de anúncios.
O publisher (o que vende) com o SSP anuncia o inventário disponível para anunciantes. Enquanto a agência compra o espaço anunciado sem precisar se comunicar diretamente com o veículo de comunicação.
Aqui, na Mídia Programática, a gente consegue identificar, por meio dessas tecnologias de ponta, que é possível fazer tudo isso tanto do lado de compra quanto do lado de venda
Jacque
Jacque conta que a plataforma de Mídia Programática GAMA é um verdadeiro marketplace. Além de apresentar várias vantagens, o sistema da Rede Globo oferece aos anunciantes uma grande variedade de conteúdos e formatos disponíveis para receberem anúncios em veículos de comunicação cadastrados no sistema.
Para finalizar a conversa, Tha e Jacque incentivaram o público a pesquisar mais sobre Mídia Programática para conhecer e perder o receio quanto ao tema abordado durante o bate-papo. “A melhor forma de você aprender sobre Mídia Programática é buscando conteúdo sobre“, reforçou Tha.
Experiência enriquecedora para todos
Ainda que a roda de conversa tenha sido breve em decorrência das outras programações do segundo dia do Fest’UP VIX, ela não deixou de ser enriquecedora para todos que estiveram presentes. A professora de Publicidade e Propaganda da FAESA Carine Cardoso salientou a importância desse momento para os alunos.

Segundo Carine, o assunto debatido pela Tha e Jacque é muito valioso para a formação acadêmica dos ingressos em razão de apresentar novidades do mercado de trabalho e, também, produtos da Rede Globo, um dos conglomerados de comunicação de maior relevância nacional.
Nossos alunos precisam estar atentos a essas mudanças e inovações tecnológicas o tempo todo
Carine Cardoso

A aluna do 1º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário Ester Marina disse também que os conceitos e processos explicados pelas duas colaboradoras da GAMA foram esclarecedores e mostraram aspectos antes não considerados. Ester percebeu que, como futura publicitária, deverá se esforçar não para ter apenas likes e comentários nas campanhas que produzir, mas para realizar o objetivo da marca que a contratar.
Agora, meu objetivo é alcançar, por meio do meu post, do meu conteúdo, a vida das pessoas. Não é sobre querer ter fama, mas fazer a diferença
Ester Marina
As palestrantes Tha e Jacque falaram que estar à frente dessa conversa e falar sobre o que fazem e gostam, além de representar a Globo e a equipe delas, foi muito gratificante. As duas comentaram que foi a primeira vez falando em público para um grande número de pessoas. “Estar no Fest’UP representando o time que eu sou apaixonada e, também, esse projeto que eu gosto tanto é muito bom“, finalizou Tha
Elas reconhecem a tensão e o nervosismo apresentados no começo, mas, de acordo com a Tha, após um tempo, os sentimentos foram esquecidos por conta da empolgação vivida ao falar de um assunto que gostam tanto.
Inicialmente, estávamos um pouco apreensivas. Acredito que com a novidade todo mundo fica. Mas foi muito bacana ver a galera acompanhando com a gente todo o conteúdo do nosso painel
Jacque
Edição de texto: Janderson Vicente Júnior
Foto de destaque (Home): Pedro Maximo/APP Brasil/Fest’UP VIX