Opinião – Jogos adiados, empates e novo líder são os destaques
A 5ª rodada do Brasileirão destaca-se por pedidos para paralisação da competição devido as chuvas no Rio Grande do Sul, jogos com vários empates e vitórias “magras”. Além disso, posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é revoltante a respeito das partidas dos times do RS.
Vitória Fernandes
Um dos primeiros jogos da rodada ocorreu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e Bragantino e Flamengo ficaram no empate. A partida foi bem movimentada. O Flamengo começou perdendo e conseguiu o empate no segundo tempo com gol de Bruno Henrique. Contudo, o destaque da partida foi para a arbitragem de Paulo César Zanovelli da Silva. A péssima arbitragem foi motivo de reclamação por parte da comissão técnica do Flamengo e, principalmente, pelo diretor executivo Bruno Spindel. O dirigente criticou a CBF e outros dirigentes envolvidas na investigação de manipulação de resultados no futebol brasileiro.
A rodada iniciou, também, com o jogo entre Fluminense e Atlético-MG. Em terras capixabas, os times empataram pelo placar de 2 a 2. O clube mineiro começou perdendo por dois gols, mas buscou o empate no segundo tempo. A performance do tricolor carioca estava muito regular durante a partida, porém caiu de rendimento na segunda etapa após levar o primeiro gol do Atlético-MG marcado por Vargas. E, cinco minutos depois, o jogador marcou novamente. Nos últimos cinco jogos, o Fluminense venceu apenas um. A situação do time está complicada na tabela, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. O Brasileirão está no começo, mas é importante lembrar que cada ponto perdido nesse início pode fazer falta no futuro da competição.
A rodada continuou e contou com vitórias importantes. Uma delas foi a do São Paulo sob o Vitória na Bahia. Com a expulsão do jogador W.L do time do Vitória, aos 7 minutos, a partida tendeu para uma vantagem de desempenho maior do São Paulo. Contudo, o primeiro gol veio somente no final do primeiro tempo com Luciano. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para tricolor paulista, garantindo um bom resultado fora de casa. O Rubro-Negro necessita reagir urgentemente. Ainda sem vencer na Serie A, uma das cartas para o Vitória se reerguer e buscar os pontos perdidos é a utilização do estádio Barradão com o apoio da torcida.
No Paraná, ocorreu o duelo entre Athletico-PR e Vasco. O resultado por 1 a 0 conquistado no primeiro tempo, na Ligga Arena, consagrou o Athletico-PR como o novo líder do Brasileirão. A partida foi construída toda na primeira etapa. Com a expulsão do atleta Hugo Moura do Vasco, aos 16 minutos, pouco tempo depois, o gol do Athletico-PR foi desenhado. A atuação do time paranaense é bastante regular nesta temporada desde do título do Campeonato Paranaense. Mas o próximo encontro do atual líder será contra o favorito Palmeiras, no Allianz Parque, domingo às 16 horas. O Vasco com essa derrota chega a 4 jogos sem vencer no Brasileirão, o cruz-maltino termina a rodada na zona de rebaixamento precisando recuperar-se rápido no campeonato.
Essa rodada foi uma semana mais curta para o futebol brasileiro devido as chuvas terríveis que abalam o Rio Grande do Sul. Três partidas foram adiadas em razão das chuvas: Cruzeiro x Internacional, Grêmio x Criciúma e Juventude x Atlético-GO
No entanto, em minha concepção adiar partidas é um erro grave cometido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Brasileirão deveria ser paralisado por tempo indeterminado, não sendo uma questão futebolística e sim de empatia. A posição adotada pela CBF é de total irresponsabilidade com as vítimas e os clubes. Uma tragédia está acontecendo e a Confederação escolhe ignorar esse fato, continuando normalmente com o campeonato.
No momento o que menos importa é como essa situação afeta o calendário do futebol em 2024, porém esse tema com certeza será motivo de discussão nas próximas semanas. Todavia, a CBF emitiu uma nota informando os adiamentos de mais jogos em competições nacionais: “A CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.” A seguir a situação dos arredores da Arena do Grêmio (Foto 1) e dentro do estádio (Foto 2) .
O Flamengo, Palmeiras e São Paulo mobilizaram-se em ação conjunta oferecendo o centro de treinamento para os elencos dos times do Rio Grande do Sul da Serie A, mas vários jogadores de times sulistas estão ajudando no resgate de pessoas ilhadas devido a enchente, além de fazer doações.
Outros jogos da rodada:
Corinthians 0 x 0 Fortaleza
Botafogo 1 x 2 Bahia
Cuiabá 0 x 2 Palmeiras
Confira as partidas da 6ª rodada do Brasileirão:
Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade do Lacos/Alysson Ferreira