Opinião – Rodada com direito, pela primeira vez, a uma arbitragem 100% feminina em uma partida e uma goleada histórica

A 4ª rodada rendeu goleadas, a queda do segundo técnico no campeonato em menos de um mês e um momento histórico para as árbitras brasileiras. Além das derrotas da dupla Fla-Flu e o empate sem gols no Choque-Rei.

Vitória Fernandes

Jogo em casa, empurrado pela torcida e com um time melhor do que o adversário. Tudo parecia propício para a vitória do Vasco, mas com um golaço de fora da área, aos 31 minutos, de Felipe Mateus do Criciúma, a equipe cruz-maltina ficou abalada emocionalmente. O Vasco tinha a chance de igualar o placar com um pênalti marcado no final do primeiro tempo, porém, o goleiro Gustavo atrapalhou os planos do clube carioca, defendendo a cobrança de Vegetti.

O Vasco se desequilibrou completamente no segundo tempo. Logo no começo da última etapa, Felipe marcou novamente. A partir desse momento, a goleada do time catarinense foi desenhada e culminou em um desastroso Vasco 0 x 4 Criciúma. A derrota resultou na demissão do técnico argentino Ramon Díaz. Com esse cenário, a situação do Vasco para a próxima partida promete ser ainda mais difícil para buscar uma vitória, pois vai encarar o Athletico-PR, no Paraná, domingo, às 16 horas.

Melhores momentos de Vasco 0 x 4 Criciúma (Vídeo: GE/Premiere)

O Cruzeiro fez bonito na rodada. Depois da derrota no clássico mineiro, a raposa venceu o Vitória pelo placar de 3 a 1, no Mineirão. O time da casa dominou praticamente todo o primeiro tempo e abriu o placar no início da segunda etapa. Contudo, a vida do time celeste quase se complicou, quando, logo depois do gol, o volante Lucas Silva marcou um gol contra de cabeça. Isso não impediu do Cruzeiro marcar mais dois gols e garantir a segunda vitória no campeonato.

A rodada trouxe ainda outros resultados que não foram surpreendentes para a dupla Fla-Flu. Apesar de ter um elenco recheado, o time de Tite não conseguiu ser decisivo após sofrer o primeiro gol do Botafogo. Com o jogo adotado pelo time alvinegro, quase todo o segundo tempo foi baseado em uma partida de ataque contra defesa. Assim, em um lance de contra-ataque, o time de Artur Jorge liquidou o placar, 2 a 0, no Maracanã.

O desempenho das equipes foi abaixo do normal, isso porque o horário da partida, 11 horas, adotada pela CBF, foi prejudicial para os dois times devido ao clima extremamente quente e abafado no Rio de Janeiro. Com o triunfo, o Botafogo está na liderança do Brasileirão.

Já na capital paulista aconteceu o duelo entre Corinthians e Fluminense. O equipe de São Paulo roubava a bola com facilidade do Fluminense no primeiro tempo e, após um chute na trave, não demorou muito para sair o primeiro gol do time paulista. O tricolor foi dominado, sem conseguir acertar passes. Com mais um belíssimo gol de Wesley, a partida culminou na vitória do Corinthians por 3 a 0, na Neo Química Arena.

A semelhança dos rivais cariocas, é o fato de que ambos encontram-se em uma situação de instabilidade no Campeonato Brasileiro, apresentando performances inferiores do começo do ano.

Arbitragem 100% Feminina em Internacional x Atlético-GO

O duelo entre Internacional x Atlético-GO foi marcante antes mesmo da bola rolar, porque, pela primeira vez na história, uma partida da Série A contou com uma arbitragem totalmente feminina, inclusive no VAR. Esse ato demonstra mais um avanço feminino no esporte. Sendo uma mulher apaixonada por futebol, posso dizer que ver a representatividade cada vez mais presente em um esporte historicamente e predominantemente masculino é muito especial.

Edina Alves comandou a partida com as assistentes Neusa Inês Back, Fabrini Bevilaqua e Thayslane de Melo Costa (Foto: Mark Metcalfe/FIFA )

No Beira-Rio, o colorado criou mais oportunidades e possuiu mais chances de gols, mas como a letra da música do Skank diz: “bola na trave não altera o placar”, o Internacional não conseguiu abrir o placar e só conseguiu marcar após o gol do Dragão aos dez minutos da segunda etapa. Com isso, mesmo com mais de 20 finalizações e 13 escanteios a favor e contra 0 do adversário, o time de Porto Alegre amargou o empate em 1 a 1.

Em uma partida animada, no Choque-Rei faltou somente o principal: gols. São Paulo e Palmeiras fizeram um jogo equilibrado, mas as duas equipes pecaram no último passe, terminando empatado em 0 a 0. Apesar de estar no início, os rivais precisam se recuperar na competição para “andar juntos” com os favoritos ao título.

Outros jogos da rodada:

Cuiabá 0 x 3 Atlético-MG

Bahia 1 x 0 Grêmio

Fortaleza 1 x 1 Bragantino

Juventude 1 x 1 Athletico-PR

Confira os jogos da 5ª rodada

Edição: Vitória Fernandes

Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade do Lacos/Alysson Ferreira