Opinião – Brasileirão 2024: Como foram as primeiras rodadas do campeonato?
Vitória Fernandes
O Brasileirão 2024 começou no último sábado (13) e as duas primeiras rodadas foram marcadas por reclamações sobre a arbitragem, gramado ruim e claro, gols. A competição iniciou, também, com resultados surpreendentes dos principais times na busca pelo título, como derrotas inesperadas.
Primeira Rodada
Logo na primeira rodada do campeonato, foram aplicados 4 cartões vermelhos e 74 cartões amarelos em dez partidas disputadas. Com essa situação e tomadas de decisões duvidosas em campo, três árbitros foram afastados por tempo indeterminado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Flávio Rodrigues de Souza, que apitou Vasco x Grêmio, André Luiz Skettino, responsável pela partida de Atlético-GO x Flamengo e Yuri Elino pelo jogo de Corinthians x Atlético-MG.
Outro tema que chamou atenção foi a situação do gramado no Serra Dourada, que estava em péssimas condições de jogo com buracos e areia evidentes no campo. No intervalo, um funcionário tentou ajustar uma parte do campo, mas sem sucesso. Jogadores e comissão técnica do Atlético-GO e Flamengo reclamaram muito. Com isso, o Brasileirão começa com polêmicas envolvendo árbitros, que também foram alvo de reclamações no empate do Fluminense 2 x 2 RB Bragantino e gramados impróprios para jogo.
Entretanto, mesmo com problemas ainda não solucionados na área, a novidade da competição é a comunicação do árbitro para todo o estádio. Depois de acionar o VAR, o novo mecanismo foi implementado para auxiliar a arbitragem brasileira e foi utilizada pela primeira vez na vitória por 2 a 1 do Vasco sob o Grêmio de Renato Portaluppi, em São Januário. O lance analisado era um pênalti a favor do Vasco, porém, com a ajuda do sistema, o juiz voltou atrás.
Segunda Rodada
As partidas da segunda rodada foram abertas na terça-feira (16) com uma surpresa: o triunfo do Bahia 2 x 1 Fluminense. O time carioca começou com a vantagem logo aos 4 minutos, porém, depois da paralisação da partida em razão das fortes chuvas na Arena Fonte Nova, o time de Fernando Diniz levou a virada do tricolor baiano. Outros resultados inesperados foram conquistados na quarta-feira (17), que contou com 7 partidas. As derrotas dos times paulistas, Palmeiras e Corinthians, e o empate do Atlético-MG com o Criciúma na Arena MRV colocaram a “zebra” em campo.
Apesar de surpreendente na maioria dos jogos, essa rodada também consagrou resultados já esperados, como a vitória do Flamengo sob o São Paulo. O Vasco, que venceu na primeira rodada, foi superado pelo Bragantino fora de casa. Já o Grêmio venceu o Athletico-PR, em Porto Alegre. O Atlético-GO perdeu sua segunda partida, dessa vez para o Botafogo, no Rio de Janeiro, fechando a rodada na quinta-feira (18).
Expectativas
A próxima rodada promete ser animada para o futebol brasileiro, além dos três clássicos estaduais, Fluminense x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Vitória x Bahia, a partida entre Palmeiras x Flamengo, no Allianz Parque, em São Paulo, é um dos principais duelos do final de semana, já que ambos são concorrentes diretos na disputa pelo título. A expectativa é que com os reforços na primeira janela de transferências do ano, mudanças táticas e organizacionais sejam fatores que possam contribuir para um Brasileirão competitivo, podendo, assim, atrair um grande público para os estádios do Brasil em 2024.
Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Home (Capa): Divulgação CBF