OLHARES – CARNAVAL DE CONGO DE RODA D’ÁGUA
André Oliveira e Janderson Vicente Júnior
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é um evento anual que acontece no mesmo dia de Nossa Senhora da Penha e é comemorado sempre no 8º dia após a Páscoa, em Roda D’Água, região rural de Cariacica. Trata-se de uma manifestação cultural única que mistura religião e o tradicional congo capixaba e apresenta elementos culturais dos povos indígena, africano e português.
Há mais de uma versão para explicar a origem da festividade. Uma delas conta que negros escravizados eram impossibilitados de prestar culto à Padroeira do Espírito Santo devido a distância e o caminho irregular até o município de Vila Velha. Então, começaram a comemorar o dia de Nossa Senhora ali mesmo, em Roda D’Água, enquanto tocavam tambores e casacas de casa em casa. Para a festa acontecer, os negros escravizados usavam máscaras para cobrir o rosto e não serem identificados.
O Carnaval de Congo é uma tradição que continua a evoluir e a se adaptar às mudanças sociais, econômicas e culturais, mas não esquece as raízes profundas na história e na espiritualidade afro-brasileira. Ao olhar para essa tradição, surge uma nova perspectiva sobre o território, o sentimento de pertencimento local cresce e a abundância cultural existente na região de Cariacica se torna aparente. Por causa disso, os nativos lutam para preservar a história da comunidade onde vivem e para que o festival continue a crescer e a atingir pessoas de outras partes do Estado.
Assim, o Núcleo de Jornalismo do LACOS lança mais um conteúdo da série “OLHARES”. Dessa vez, o Olhar é a partir do Carnaval de Congo de Roda D’Água e apresenta fotos que captam a história e a cultura do povo cariaciquense. A série busca mostrar o olhar singelo e profundo de alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário por meio de uma galeria de fotos sobre variadas temáticas. Confira abaixo na galeria o Olhar do aluno do 1º período do curso de Jornalismo André Oliveira.
Edição: Janderson Vicente Júnior
Imagem do Destaque: André Oliveira