#FaesanoIntercom – A perspectiva do consumidor surdo 🏆

O 22º Congresso Intercom Sudeste promete para a Faesa. Pela primeira vez, temos 11 projetos de alunos aprovados para apresentação e hoje você conhece um deles aqui.

Bárbara Lucas Fadlalah, aluna egressa de Publicidade e Propaganda, vai para Volta Redonda apresentar seu projeto no Intercom Sudeste 2017 pela categoria “Pesquisa Mercadológica” com o tema “Desconstruindo a ideia de shopping center como centro planejado de consumo: A perspectiva do consumidor surdo“. O projeto foi desenvolvido para o TCC de Bárbara que foi orientado pela professora Vanessa Torres.

Esse não seria meu tema, mas um dia assisti uma aula em que a professora era surda e contava com a ajuda de um intérprete de libras para ministrar as aulas. Ela falou de como era difícil consumir em lojas, comprar, se comunicar com os vendedores. Eu saí muito abalada e depois disso escolhi o tema porque acho que é um dever do marketing fazer com que as pessoas se sintam acolhidas”, relata Bárbara.

bancaTCCbarbaralucas

Professoras Iorrana, Vanessa e Carine com a aluna Bárbara / Fotos cedidas pela entrevistada.

Foi a professora Carine Cardoso que indicou o trabalho da aluna para o Intercom e deu total apoio. Mesmo tendo pouco tempo livre para desenvolver o projeto, Bárbara estava disposta por entender que é um assunto relevante e de abrangência social.  “Ir ao Intercom vai ser uma experiência muito bacana tanto pelo assunto abordado quanto para o meu currículo”, conta. A expectativa é a mesma de quando começou o projeto, expectativa essa de que as pessoas entendam a importância do processo de inclusão individual e pessoal que se torna coletivo, virando uma corrente do bem.

Depois da aula de libras que Bárbara assistiu, o ponta pé do TCC foi a ideia construída de que os shoppings centers são centros planejados de consumo, a aluna discorda e leva isso para o projeto.

O shopping, segundo alguns autores, é um ambiente planejado de consumo mas acredito que se ele não é planejado para todos os públicos ele não pode ser considerado assim”, afirma.

UPDATE! 🏆

Este projeto foi aprovado no Intercom Sudeste 2017 e será apresentado na edição nacional do evento, em Curitiba. PARABÉNS!