ARQUIV027: Uma viagem na história da publicidade capixaba

Hugo Dadalto

Você já imaginou como seria ter uma máquina do tempo? Poder visitar o passado e conhecer a fundo as grandes histórias que fizeram o mundo ser como é hoje? O núcleo de Publicidade do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS) do Centro Universitário FAESA já sonhou com isso tantas vezes que resolveu criar uma solução: o Arquiv027, uma cápsula do tempo. 

Projeto Arquiv027 foi a forma que o LACOS encontrou para poder viajar ao passado e conhecer as histórias fantásticas da Publicidade Capixaba e compartilhá-las com as próximas gerações. O segundo encontro da série de participações contou com a presença da publicitária e professora do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário Vanessa Torres.

Alunos de Jornalismo e Publicidade participaram do bate-papo com a professora Vanessa Torres (Foto: Fernanda Sant’Anna)

Em um bate-papo descontraído com os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Vanessa conta que sua trajetória se liga muito a do pai, fundador de uma empresa de publicidade no modelo outdoor: Ponto. A empresa atua desde 1976 no mercado. Com 47 anos de história, a Ponto foi a primeira do seguimento a ser totalmente criada no Espírito Santo.

Vanessa se considera uma “paulixaba”, termo usado por ela para definir a união do Estado em que nasceu, São Paulo, e o gentílico capixaba. A escolha de Vanessa pela publicidade não foi determinada pelos pais, pois a deixaram livre para decidir qual caminho gostaria de seguir. Desde jovem, ela relata que demonstrava amor pela comunicação, apresentando trabalhos na escola, se comunicando com outras pessoas e desenvolvendo cada vez mais gosto pela área. A década de 1980, marcada por intensa propaganda, aqueceu a professora a explorar esse campo. Embora tenha considerado o curso de odontologia, a paixão pela comunicação a levou à publicidade.

A Professora Vanessa Torres contando a trajetória da vida durante a conversa com os alunos (Foto: Fernanda Sant’Anna)


Impedida de estudar na tão sonhada Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm), em São Paulo, por conta da pouca idade, ela cursou a graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mas o desejo de aprender na instituição paulista não ficou de lado, se concretizando após a formatura no ensino superior com a realização da promessa que o pai havia feito que a pós-graduação poderia ser realizada no tão sonhado local.

Vanessa conta com a alegria a trajetória que teve na agência do pai, sendo ele uma referência tanto pessoal, quanto profissional. Ela reforça o orgulho que o pai sentia ao falar para outras pessoas o curso que a filha fazia. A agenda de eventos da empresa da família acabou gerando oportunidades para que a professora pudesse conhecer mais profissionais do mercado e colocar em prática o que aprendia.

Esse é o orgulho que eu gostaria que todos os pais tivessem dos filhos que cursam publicidade

Vanessa Torres

Crescimento

O envolvimento com a agência Ponto proporcionou a Vanessa aprendizados valiosos sobre respeito, ética no trabalho e cuidado com o cliente, fundamentais para o sucesso do empreendimento. Aos poucos, ela relata que foi em caminhado a vida profissional para o espaço acadêmico, iniciando os trabalhos em um curso profissionalizante lecionando aulas sobre comportamento do consumidor e, posteriormente, dando seguimento no campo universitário. Na FAESA, a professora soma mais de 20 anos de carreira.


Vanessa enfatiza como um dos marcos da publicidade capixaba a campanha realizada pela agência MP Publicidade para a empresa de gêneros alimentícios Hortifruti. As peças faziam uma brincadeira com legumes e verduras caracterizados como personagens de filmes famosos. Para ela, esse é um dos grandes marcos que consolidam as mídias do tipo outdoor no território estadual.

O local (ponto) onde está a placa é importante, mas a mensagem e o layout são muito mais

Vanessa Torres

Ela crê em um futuro promissor para os novos profissionais do espaço publicitário, pois o mercado continua a crescer e adaptando-se às demandas do público. A publicitária reforça que a comunicação pública, embora possa evoluir, permanecerá essencial, sendo crucial a busca por estratégias mais eficazes para influenciar mudanças comportamentais.

Vanessa acredita em um futuro promissor para os novos profissionais do espaço publicitário (Foto: Fernanda Sant’Anna)

A história de Vanessa é um testemunho da força da determinação e da inovação no universo publicitário. O legado criado por ela não apenas moldou uma empresa de sucesso ao lado do pai e de outros profissionais importantes neste caminho, mas, também, contribuiu para a transformação do cenário publicitário no Espírito Santo.


Edição: Hugo Dadalto

Imagem do Destaque: Yago Nascimento de Oliveira