Pesquisa em Foco – “Impactos da Indústria 4.0 na Construção Civil: inovação e tecnologia na produção de edificações”

Hugo Dadalto

A união entre a tecnologia e a indústria da construção civil podem ser o grande passo para agilizar diferentes processos desenvolvidos nessa área. Pensando nisso, o projeto de pesquisa “Impactos da Indústria 4.0 no Setor da Construção Civil: inovação e tecnologia na produção de edificações” coordenado pelo professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da FAESA Centro Universitário, Anderson Buss, e com a participação das graduandas Anna Júlia Vieira e Valentyne Navarrete Nascimento Menezes Cardoso, tem como objetivo avaliar a aplicação dos aparatos proporcionados pela Indústria 4.0 no setor da construção civil no Espírito Santo. Essa é uma publicação de conteúdo da série “Pesquisa em Foco”. A iniciativa busca dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas na FAESA Centro Universitário.

A série de publicações “Pesquisa em Foco” faz parte do conjunto de ações do LACOS e do Mov.ie da FAESA e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). As pesquisas desenvolvidas são movimentos de incentivo à inovação, à criatividade e ao empreendedorismo e fazem parte do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC/FAESA) e do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIITI/FAESA). A iniciativa envolve alunos dos cursos de graduação da FAESA e permite o desenvolvimento de habilidades de cooperação, criatividade e aprofundamento dos conhecimentos.

A indústria 4.0 tem transformado a forma como os setores operam. As empresas que adotarem essas tecnologias terão uma vantagem competitiva significativa (Imagem: Freepik)

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, incorpora um amplo sistema avançado de tecnologias que abrange distintas área. Algumas delas são a robótica, a inteligência artificial, a internet das coisas – dispositivos conectados à internet que coletam dados em tempo real – e computação em nuvem. Essas inovações permitem que máquinas e equipamentos se comuniquem desenvolvendo atividades em conjunto. Dessa forma, é possível executar produções mais eficientes, personalizadas e flexíveis.

A ideia para criação do projeto surgiu de uma disciplina de inovação que foi ofertada ao professor Anderson Buss na qual um dos conteúdos que faziam parte era a Indústria 4.0. Ele conta que, um ano antes, já havia adquirido um livro que tratava sobre a temática, porém de uma maneira mais geral e que não focava em um ramo específico. E foi a partir dessa ideia que o professor decidiu investigar esse segmento tecnológico voltada para a área da construção civil. Para Anderson, essa foi a oportunidade de testar novas caminhos fora do eixo temático das pesquisas que já desenvolveu na área de materiais de construção.

O professor Anderson Buss e as alunas pesquisadoras Anna Júlia Vieira e Valentyne Navarrete (Foto: Arquivo Pessoal)

Questões sustentáveis que são possibilitadas por meio das tecnologias proporcionadas por essa indústria e aplicadas no ramo civil também serão investigadas na pesquisa. Anderson explica que o setor de construção consome muitos recursos do planeta e, como consequência, gera o acúmulo de resíduos. Nessa perspectiva, a ideia não é ter a temática sustentável como foco principal, mas investigar como os avanços proporcionados por esses novos instrumentos, que já são usados por grandes empresas, colaboram para a sustentabilidade do planeta.

Eu vejo que o grande desafio da construção civil no século XXI é a mitigação dos seus impactos ambientais

Anderson Buss Woelffel

As pesquisas ainda se encontram na fase inicial de desenvolvimento. Após o processo de levantamento de dados, que conta com a seleção de artigos científicos e a elaboração de uma base teórica para as investigações, a proposta será realizar visitas técnicas em canteiros de obras e escritórios de projetos de criação de construção civil para analisar de perto a aplicação dessas tecnologias e os efeitos obtidos com elas. Anderson relata que os resultados da pesquisa pretendem ser compartilhados por meio da publicação de artigos científicos em periódicos da área.

Pretendemos fazer um primeiro diagnóstico. Saber quais as metodologias que já estão sendo aplicadas e entender por que algumas metodologias estão sendo aplicadas e outras não. Queremos entender quais são as dificuldades de aplicação de outras metodologias para, a partir daí, propor soluções 

Anderson Buss Woelffel

O responsável pelo estudo reforça a importância da participação dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos. Anderson diz que é uma possibilidade para que o graduando possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante curso, além de poder estar em maior contato com o mercado e com a rotina que irão lidar pós-formação. Anderson reafirma também os benefícios que os resultados alcançados podem contribuir para a sociedade. “A partir do momento que temos uma construção civil mais racionalizada e que reduz resíduos, a sociedade é beneficiada de forma direta com isso”, pontua o professor.


Edição: Hugo Dadalto

Imagem do Destaque: Núcleo de Publicidade do Lacos/Luke Sampaio