Os medalhistas Capixabas no Pan Americano de Santiago 2023
Bruno Caetano
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 chegaram ao fim e Cinco capixabas subiram ao pódio para erguer a bandeira azul, branco e rosa. A delegação do Espírito Santo trouxe do Chile, na bagagem, seis medalhas para o Estado: um ouro, duas pratas e três bronzes. A campanha renovou o protagonismo dos atletas em diversas modalidades esportivas e ajudou na busca pela tão sonhada conquista das vagas para os Jogos Olímpicos da França de 2024.
O Brasil saiu dos Jogos Pan Americano com um recorde de medalhas: foram 205 pódios, com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Um desempenho superior aos jogos Pan Americanos de Lima no Peru, em 2019. Os destaques são para as modalidades de Vôlei de Praia, Ginástica Rítmica, Basquete, Natação e Boxe que tiverem representantes do Espírito Santo subindo ao pódio.
Conheça os medalhistas Capixabas em Santiago
Vôlei de Praia — André Stein
A dupla formada pelo capixaba André Stein e George Wanderley foram os grandes campeões na final do vôlei de praia. Os atletas venceram os cubanos Alayo e Díaz por 2 sets a 1 e subiram ao pódio para trazer a medalha de ouro para casa. André Loyola Stein, 29 anos, nasceu em Vila Velha e representou o Brasil com o paraibano George. André já tinha levado o ouro e o bronze nos Campeonatos Mundiais de vôlei de praia e, agora, se prepara para os jogos olímpicos.
Ginástica Rítmica — Geovanna Santos
A ginasta capixaba Geovanna Santos da Silva (Jojô) conquistou a prata na final do aparelho bola, da ginástica rítmica. Aos 22 anos, a esportista de Pinheiros, interior do Espírito Santo, levou o Estado ao pódio após uma apresentação embalada. Geovanna chegou ao Pan de 2023 sendo a atual campeã brasileira individual geral, conquistando ouro nos Jogos sul-Americanos de Assunção em 2022.
Natação — João Gomes Jr
João Luiz Gomes Junior, 37 anos, é uma potência capixaba. Ele conquistou a quinta medalha da carreira em jogos Pan Americanos. O nadador conquistou a prata no 4 × 100 m medley masculino e o bronze no 4×100 medley misto. Nascido em Vitória, o atleta é especialista no nado peito. É um dos melhores do mundo na atualidade, tendo duas medalhas em mundiais na prova dos 50 metros peito e finalista dos jogos olímpicos de 2016 no rio.
Boxe — Yuri Falcão
Seguindo a tradição da família, o atleta de boxe Yuri Falcão dos Reis levou o bronze no boxe de até 63,5 kg. Com apenas 21 anos, Yuri é sobrinho dos medalhistas olímpicos Yamaguchi e Esquiva Falcão e Neto de Touro Moreno. O atleta desponta como uma das grandes apostas do boxe brasileiro para as olimpíadas de 2024 na França e, recentemente, conquistou os campeonatos brasileiros de boxe 2022 e 2023.
Basquete — Didi
O ala-armador Marcos Henrique Louzada Silva (Didi), 24 anos é natural de Cachoeiro de Itapemirim e conquistou o bronze no basquete no penúltimo dia da competição. A medalha veio após uma emocionante partida na disputa pelo 3º lugar contra o México por 73 a 61. Didi atua pelo Flamengo, tem passagens pelo Atlanta Hawks e o Cleveland Charge da NBA e uma breve passagem pelo basquete australiano.
Confira o quadro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023:
Edição: Bruno Caetano
Imagem do Destaque: Divulgação/Comitê dos Jogos Pan Americanos