Pesquisa em Foco – ‘O consumo de mídia da geração z: uma nova relação com a tecnologia’
Bruno Caetano
Os jovens pertencentes à geração Z nasceram e cresceram em um mundo em que a tecnologia sempre esteve presente. Essa convivência com a tecnologia molda a forma dessa geração a se relacionar com o mundo, pois influencia as relações interpessoais, a maneira de aprender e modifica os hábitos de consumo. Nesse contexto, nasce a ideia do projeto de pesquisa realizado pela FAESA intitulado “O Consumo de Mídia da Geração Z: uma Nova Relação com a Tecnologia”. O Projeto analisa como o padrão atual de consumo de mídia por parte da Geração Z impacta o comportamento e, por conseguinte, molda uma nova geração de jovens.
A série de publicações “Pesquisa em Foco” faz parte do conjunto de ações do LACOS e do Mov.ie da FAESA e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). As pesquisas desenvolvidas são movimentos de incentivo à inovação, à criatividade e ao empreendedorismo e fazem parte do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC/FAESA) e do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIITI/FAESA). A iniciativa envolve alunos dos cursos de graduação da FAESA e permite o desenvolvimento de habilidades de cooperação, criatividade e aprofundamento dos conhecimentos.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2021, 84,7% da população brasileira com mais de 10 anos usava a internet e que entre os membros da Geração Z, 93% têm pelo menos um perfil em redes sociais. Isso evidencia como a revolução digital transformou as relações sociais, gerando novos padrões de comunicação e interação que impactam comportamentos, modelos de estudo e trabalho.
A Geração Z, nascida após a popularização da internet, encontrou nas mídias sociais uma extensão da realidade, mas nem sempre compreende completamente a dimensão global desse ambiente. A profunda conexão virtual ocorre durante uma fase crucial de autodescobrimento e afirmação de identidade. A partir disso, entender como esses jovens consomem conteúdo digital, especialmente os adolescentes (15 a 19 anos), se torna fundamental no âmbito da comunicação.
Na avaliação do Professor e Coordenador da Pesquisa, Felipe Dall’orto, o Projeto surgiu com a ideia de acompanhar e entender como os adolescentes e jovens da Geração Z consomem mídia. Felipe considera importante esse público, pois a comunicação pensa e gera conteúdo e é com essa geração que se faz necessário dialogar. Muitos desses jovens estão chegando na faculdade e isso instiga o professor a desenvolver a pesquisa e mapear esses hábitos de consumo.
A pesquisa teve início no segundo semestre de 2023 e reúne as alunas Evellyn Souza, 6º período de Publicidade e Propaganda; Nicoly Reis, 2° período de Jornalismo; Anna Lara Kapitzsky e Otília Almeida, 6º período de Psicologia. Além do desenvolvimento de artigos científicos, as estudantes têm como meta produzir conteúdos multimídia e promover debates junto a estudantes de escola pública e privada da Grande Vitória.
A estudante de jornalismo Nicoly Reis destacou a escassez de estudos na área e, por isso, decidiu se envolver na pesquisa, percebendo que o assunto a cativava profundamente. Nicoly conta que a participação no Projeto seria uma excelente oportunidade para enriquecer o currículo e aprimorar as habilidades, especialmente a escrita científica, a prática da pesquisa e, também, da leitura.
Minha expectativa é contribuir para o desenvolvimento do assunto, uma vez que há pouca pesquisa na área. Essa geração atual possui um grande impacto no mercado de mídia e acredito que, por meio desse Projeto, podemos preencher uma lacuna na área de estudos acadêmicos
Nicoly Reis
A pesquisa está na fase inicial e os principais resultados alcançados incluem a coleta de dados, números e outras pesquisas realizadas. A ideia dessa etapa é alimentar um banco de referências que servirá como base para a criação do observatório de pesquisa. Os próximos passos darão início a produção dos artigos científicos e conteúdo multimídia, visando popularizar o conhecimento gerado pelo Projeto.
Edição: Bruno Caetamo
Imagem do Destaque: Núcleo de Publicidade do Lacos/Luke Sampaio