Segue a dica – Fernando Caliari
José Modenesi
Nesta semana o “Segue a Dica” escreve sobre as preciosas Dicas do publicitário Fernando Caliari, 23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAESA Centro Universitário em 2020, ele fez estágio em assessoria de comunicação, produtoras e agências. Além disso, conta que escolheu a Publicidade pensando na área de audiovisual, que é a verdadeira paixão e que, inclusive, pautou o TCC dele: um programa de TV chamado Pocaí.
Hoje, Fernando retorna à FAESA como assistente de comunicação no Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS) e explica que escolheu voltar à Universidade como profissional porque tem vontade de ser professor. Para ele, estar no LACOS é uma oportunidade de iniciar o contato, enquanto profissional, com a educação e com os estudantes.
Minha mãe é professora e eu venho de uma família de educadores. Essa é uma boa experiência para ter contato com o ato de ensinar e, também, a lidar com alunos
Fernando Caliari
LIVRO
Escrito pelo autor Arthur Conan Doyle, o livro recomendado por Fernando é a saga de “Sherlock Holmes” que conta a história de um detetive criminal com uma capacidade apurada de solucionar mistérios abandonados pela polícia.
Fernando confessa que não tinha muita afinidade com a leitura, mas que após assistir a série “Sherlock”, feita pela BCC, fez questão de comprar o box de livros “Sherlock Holmes”. Ele conta que rapidamente leu os livros e ficou fascinado com o universo de produções, tanto dos livros escritos no século XIX, quanto da série produzida em 2010. Para quem desejar conferir a dica, a série está disponível na HBO Max, na Prime Vídeo e na Globoplay. Confira o trailer
SÉRIE
A série “Minx: Uma Para Elas” estreou no HBO Max em 2022 e conta a história de uma jovem que sonha em ser uma autora feminista renomada em Los Angeles, nos anos 70.
Fernando relata que se encantou com o enredo e que é muito legal ver o quanto Joyce, protagonista da série, está disposta a lutar pelos sonhos e pelos objetivos que tem. Para Fernando é interessante acompanhar os dilemas enfrentados pela jovem ao longo dos episódios.
MÚSICA
Fernando tem uma ligação especial com a música porque o conecta com o pai. O publicitário diz que cresceu ouvindo as histórias das bandas de adolescência que o pai participava e que foi ele quem o ensinou a tocar bateria e violão.
Fernando fala que a cada momento está curtindo uma música diferente, mas que passa o dia inteiro escutando alguma música. No momento, a recomendação de Fernando é a música “Um Milhão”, de Rodrigo Amarante, ex-integrante da banda Los Hermanos.
A música foi lançada no álbum “Drama”, que também é uma recomendação de Fernando. Ele é uma pessoa urbana e se identifica com a letra da música “Um milhão”, que fala sobre brasilidade e sobre o cotidiano e a vida dos brasileiros. Fã de Los Hermanos, Fernando já foi no show da banda e disse que esse ano vai ao show do Rodrigo Amarante curtir o álbum “Drama” ao vivo. Ouça a música
FILME
O filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi lançado em 2022 e conta a história de uma imigrante chinesa, sobrecarregada com questões pessoais, que descobre uma realidade paralela e precisa salvar o mundo enquanto explora universos e vidas que poderia ter vivido.
Para Fernando, o filme pode gerar identificações muito positivas com o público que assiste e ele considera o roteiro muito bem escrito e isso o fascina, pois também tem vontade de trabalhar com roteiro e direção. O filme conta a mesma história focando em dois olhares diferentes
PROFISSIONAL INSPIRADOR
A inspiração de profissional para Fernando é a publicitária e redatora Elisa Quadros, que foi diretora de criação dele numa agencia de Publicidade. Caliari explica que Elisa tem um jeito e um olhar sensíveis para a Publicidade e lembra de uma campanha feita por ela, para uma empresa de tintas, que trazia depoimentos de cegos para falar sobre quais sentimentos eram despertados nessas pessoas por meio das cores.
RECADO PROFISSIONAL
O incômodo é a chave… e a gente vai encontrar soluções criativas para isso
Fernando Caliari
Fernando começa falando sobre a importância de se dedicar à faculdade e de aproveitar a experiência que é estar numa universidade, além de fazer bons trabalhos dentro e fora da instituição de ensino.
Para a área de comunicação, ele considera indispensável conhecer novas histórias e novas pessoas. O publicitário também recomenda que se busque aquilo que é diferente do que o profissional está acostumado a buscar para que seja possível passar a conhecer o que não fazia parte do dia a dia antes.
RECADO PARA O MUNDO
Empatia “é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções”.
Para Fernando, as pessoas precisam se comunicar sempre. Ele acredita que o diálogo é capaz de mudar o mundo de fato. Além disso, acredita que é preciso debater sobre todos os assuntos e escutar as pessoas, sem se fechar numa bolha e acreditar que aqueles ideais são os ideais de todas as outras pessoas.
O jovem publicitário fala ainda sobre a importância de valorizar o que as outras pessoas sentem e expressam. Para ele é fundamental ver e ter empatia pelo ser humano. “Por exemplo: Há ‘bolhas’ em que não existe racismo e as pessoas acabam acreditando nisso, pois não faz parte da realidade delas. Contudo, infelizmente, o racismo está presente na sociedade brasileira. A mesma coisa é com a dor. Eu posso não sentir a mesma dor do outro, mas ela existe e é real. Eu não posso fechar simplesmente os olhos para a situação. Eu preciso ter empatia para transformar o mundo em um lugar melhor”.
Acredito muito que dá para mudar o mundo só de tentar entender a dor do outro e entender de onde vem essa dor
Fernando Caliari
Edição: José Modenesi
Imagem do Destaque: (Arquivo Pessoal/Renato Bertoly)