Energia limpa e sustentável para salvar o meio ambiente

Isabela Vago

Com o avanço do aquecimento global, medidas sustentáveis têm sido tomadas com o intuito de frear as consequências provenientes das ações humanas no meio ambiente. Por ser considerada uma energia limpa e sustentável, não gerando danos ao meio ambiente e tendo fonte proveniente de energia inesgotável e gratuita – luz do sol -, a energia solar é uma das medidas mais eficientes para a redução de liberação dos gases poluentes na atmosfera. O uso dessa energia cresce em vários países e a intenção é que até 2030 a geração de eletricidade por meio dos painéis solares seja muito maior.

Mesmo que o Brasil esteja em 14º do mundo em relação a potência instalada de energia solar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informou por meio de nota que o avanço constatado no ano de 2021 fez com que o Brasil atingisse um marco histórico em capacidade instalada (10 gigawatts) em usinas de grande porte e em pequenos e médios instalados em telhados e terrenos. E segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a expectativa é que o número chegue a 21 gigawatts até o fim do ano de 2022.

O professor e biólogo Kleber Silveria da Silva (Foto: Isabela Vago)

O professor e biólogo Kleber Silveria da Silva, 36 anos, explica que o avanço na instalação da energia solar resulta em uma melhora significativa em termos de aquecimento global. Ele afirma que a posição territorial do Brasil no planeta garante algumas vantagens quando comparado com outros países. Situado na faixa tropical e recebendo maior incidência de radiação solar, vale a pena o investimento e a utilização de energia solar no País. Se o uso de energias não renováveis for suspendido e substituído por limpas e renováveis, como a energia solar, o impacto gerado pelos gases estufa retardará o aquecimento global.

A engenheira eletricista Lenita Bodart Guimarães Caetano, 28 anos, relata que para a geração e o consumo de muitas das fontes de energia é preciso uma grande estrutura de alto custo, a exemplo disso à energia hídrica. E diferente do que muitos pensam sobre a aquisição da energia solar, a engenheira afirma que a aquisição dos painéis fotovoltaicos não é cara. “As pessoas precisam ver em longo prazo. Um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de 25 anos. Paga-se o investimento em 5 anos. Então, o cliente usufrui por 20 anos”. Ela ainda informa que há muitas linhas de financiamento e é possível financiar o valor.

Os 740 painéis solares instalados no Atacado São Paulo geram uma economia de energia de até 80% (Foto: Isabela Vago)

A loja Atacado São Paulo, situada na Avenida Vitória, em Vitória, possui 740 painéis fotovoltaicos que geram energia para todo o estabelecimento. Conforme o encarregado de manutenção geral da loja, Oleiton José Lourenço, 51 anos, os painéis foram instalados em julho de 2021. O valor mensal da aquisição é de R$ 30 mil e o custo total será pago em cinco anos. Ele declara que considera um ótimo investimento, pois a economia de energia chega a 80%.

Imagem do Destaque: stock