Opinião – Liberdade de Imprensa : o que temos a comemorar?
Caciane Sousa
Hoje, dia 03 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Nessa data celebramos o direito de todos profissionais da mídia em investigar e publicar de forma livre informações para construção de uma sociedade mais consciente.
03 de Maio : origem da data
O dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por meio da decisão A/DEC/48/432 de 1993. A data foi criada para alertar e conscientizar sobre as impunidades cometidas contra a classe jornalística. A importância desse dia vai além da comemoração, pois gera reflexões fundamentais sobre o fazer jornalístico e os fatos que ocorrem no cotidiano da produção do jornalismo.
Liberdade de Imprensa no Brasil
Recentemente presenciamos o cerceamento do direto à liberdade de imprensa nas manifestações ocorridas no 1º de maio no Brasil e no Espirito Santo. Profissionais da imprensa impedidos de realizar suas atividades, agredidos e vigiados são realidades que parecem tiradas de um filme policial.
Em um ano eleitoral, garantir a cobertura e o acesso à informação é de extrema importância para sociedade afim de que se preserve o estado democrático de direito. Para celebrar a data, será realizado em Brasília, no próximo dia 07 de maio, um café da manhã com a presença de autoridades governamentais dos três poderes e profissionais da mídia com o tema: “O papel da imprensa livre para boa governança e a democracia”. O evento é organizado pela UNESCO e comemora a data anualmente com atividades pela promoção da liberdade de expressão e livre exercício dos jornalistas.
Não à violência contra profissionais da Imprensa! Não a todos os tipos de violência.
Edição: Caciane Sousa
Arte do Destaque: FreePik