Piauí – As belezas e os encantos da cidade de Teresina
Caciane Sousa
Uma das capitais do Nordeste com menor extensão de litoral, Teresina, localizada no Estado do Piauí, é uma viagem que vale a pena, tanto pelo encanto das belezas naturais quanto pelo conhecimento da cultura e tradição do povo.
A capital do Piauí começou a ser povoada no século XVII com Domingos Jorge Velho e um grupo de Bandeirantes. Uma curiosidade marcante é que Teresina foi a primeira cidade do Brasil construída em traçados geométricos, com as casas em linhas paralelas simetricamente dispostas. Todas partindo do Rio Paraíba rumo ao Rio Poti.
Caso o visitante não tenha tempo disponível para ficar alguns dias na cidade, é possível conhecer um pouco da história da cidade indo até o Mirante da Ponte Estaiada, que possui 95 metros de altura e oferece uma visão de 360 graus da capital. Na ponte é possível ainda consultar os principais pontos turísticos por meio de uma linha do tempo disponível no interior da construção.
Outro passeio que vale ser feito é uma visita ao Parque Encontro dos Rios. Localizado no bairro do Poti Velho, o Parque presenteia os visitantes com o espetáculo de junção das águas do Rio Negro e Solimões. No local há um restaurante flutuante e, também, venda de artesanato local e comidas típicas do Piauí. Lá pode-se degustar: sarapatel, Maria Isabel (uma mistura de feijão, arroz e legumes), paçoca de carne seca e a legítima Cajuína Piauiense (bebida feita à base da água de caju).
Conhecer Teresina é um passeio histórico e cultural que leva o visitante a compreender as raízes e o contexto em que vive um povo alegre e valente que é o piauiense.
Confira abaixo as imagens da cidade de Teresina
Obs: A aluna e autora do texto esteve em Teresina para conhecer a família, pois nasceu na cidade e há 30 anos não voltava para a região. Ela fez as imagens e o texto para o FaesaDgital e, assim, mostrar os encantos da cidade.
Imagem do Destaque: Vista do Mirante da Ponte Estaiada em Teresina (foto: Caciane Sousa)