MILÉSIMA PUBLICAÇÃO do FAESADIGITAL
Daiane Obolari e Kamily Rodrigues
O FaesaDigital faz parte do Núcleo de Jornalismo do Lacos – Laboratório de Comunicação e Mercado. No projeto, o estudante tem a possibilidade, desde o primeiro período da graduação, de estar integrado em uma vivência de redação multimídia. O projeto nasceu em 2008 e é voltado para as produções de conteúdos nas mídias digitais. O laboratório é composto por alunos monitores, estagiários e pelo professor coordenador.
Em celebração a milésima publicação, elaboramos uma matéria comemorativa com a participação de alunos, egressos e coordenadores que integraram o FaesaDigital. Os antigos estagiários que passaram pelo FaesaDigital e, hoje, jornalistas formados e os estudantes demonstraram todo seu carinho ao projeto ao que descreveram as experiências e os benefícios que adquiriram.
O atual coordenador do FaesaDigital, professor Valmir Matiazzi, assumiu o projeto no ano de 2019 com a missão de fazer uma reestruturação dos projetos de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Nessa reorganização, surgiu o Lacos para integrar as atividades realizadas e dar mais possibilidades aos alunos de atuarem, ao mesmo tempo, em mídias diferentes, como, por exemplo, fotografia e audiovisual. E, ainda, propiciou uma aproximação mais estreita com o Núcleo de Planejamento e com a Agência Integrada.

Valmir conta ainda que é uma honra poder trabalhar mais próximo dos alunos e poder ofertar mais do que o ensino da sala de aula. Ele relata ainda que o projeto vai muito além do ensino-aprendizagem e de uma preparação para o mercado de trabalho. O Lacos e o FaesaDigital são espaços onde os alunos criam laços de afeto e de muito companheirismo. Para o professor, é triste não poder dividir fisicamente o espaço devido a pandemia
Quando está no presencial, o aluno faz de tudo um pouco. Não fica só no FaesaDigital. Ele vai fotografar, filmar, puxar um cabo dentro de um estúdio para fazer filmagem. Ele auxilia outro núcleo que precisa de ajuda e vai aprendendo. O aluno também traz propostas de projetos. É pauteiro, produtor, repórter, editor, fotógrafo, cinegrafista. Então, acaba sendo um espaço de multitarefas
Valmir Matiazzi
O professor diz ter muito orgulho pelo espaço contribuir para a visibilidade do aluno no mercado de trabalho. Valmir afirma que muitas empresas procuram por indicações de alunos que passaram ou estão no projeto. “Então, para mim, o FaesaDigital representa muito. É ajudar na formação desse profissional multimídia. É ajudar a formar esse aluno para ser um cidadão. Um aluno que possa sempre ser norteado pelo compromisso ético e humanizador. No FaesaDigital, o aluno pode sair da caixinha e propor inovações e experimentações para novos conteúdos. E, claro, passar pelo FaesaDigital é aumentar as oportunidades para o mercado de trabalho”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, Marilene Mattos, que acompanha o FaesaDigital desde o início, descreve que a proposta inicial do projeto era de ser um espaço de produção de conteúdo para ‘web’, incluindo reportagens, ensaios fotográficos, produções sonoras e audiovisuais.
Ela ressalta que trabalhar com o jornalismo digital é abordar as diferentes linguagens e plataformas na construção de conteúdo. “Esse conjunto de postagens mostra o quanto nós temos seguido na construção desse percurso”, conta Marilene .
A coordenadora enfatiza ainda que o projeto, além de ser um espaço importante para formação dos futuros jornalistas, também é aberto para todos os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “Os alunos podem encaminhar conteúdo para publicação. Muitos professores encaminham as produções de sala de aula para publicação no site e, assim, dar visibilidade para as produções dos alunos”.
É muito importante para um projeto acompanhar as transformações da área e é isso que buscamos fazer no FaesaDigital. Mantê-lo atualizado com temáticas de interesse público e, principalmente, dos nossos alunos. Usar diferentes linguagens para a construção das narrativas é o desafio e um dos objetivos
Marilene Mattos
Primeiros alunos
Como uma das primeiras alunas a fazer parte do projeto, Flávia Varela, egressa do curso de Jornalismo e atualmente profissional da área de assessoria de Imprensa/Comunicação, conta como foi o início dessa jornada em 2008. “Na verdade, lembro como se fosse hoje. Lembro até a roupa que eu estava usando para fazer o texto com o professor Hésio Pessali. Eu estava cheia de expectativa”. Ela foi a primeira colocada na seleção e a primeira aluna a ingressar oficialmente no projeto, o que serviu de motivação para toda sua jornada.

As experiências adquiridas durante o tempo que passou no FaesaDigital foram fundamentais para o futuro profissional, principalmente em relação às bases necessárias para trabalhos com a utilização de pautas, linguagem para web e a rotatividade das publicações das matérias diárias. A vivência em uma redação multimídia veio a agregar na formação acadêmica pela positividade do primeiro estágio.
O desejo de Flávia para o laboratório é que ele continue sendo um espaço para acrescentar conhecimento, com força para formar os alunos e colocá-los no mercado. “Para os alunos atuantes da nova geração, espero que tenham paixão e gosto pela profissão e pelo faesaDigital. E saibam aproveitar esse momento de aprendizagem e vivência com o mundo digital”.
Mil publicações é um marco importante não só para o FaesaDigital, mas, também, para nós que fizemos parte da construção do projeto. Saber que ele está a todo vapor e continua formando profissionais altamente qualificados é bem satisfatório
Flávia Varela
Danilo Ribeiro, egresso também do curso de Jornalismo da Faesa, entrou no projeto no ano de 2009 e relata que a maior lembrança da época são as reuniões de pauta com o coordenador Hésio Pessali, pois foi o primeiro contato que teve com um ambiente de redação. “Todo começo de semana nos reunimos para discutir as pautas da semana, as entrevistas e os prazos de entrega. Foi importante para aprender sobre planejamento, sobre o tratamento com as fontes e ideias do que é pauta e reportagem”, relata Danilo.

Para ele, o FaesaDigital abriu todas as portas. Em 2010, ele e a equipe construíram o primeiro ‘podcast’, o “Minuto Bola”, para falar da Copa do Mundo. “Quem diria que 11 anos depois o ‘podcast’ seria uma febre entre os ‘publishers’?”, ele brinca e complementa apontando que a experiência de foto, vídeo, áudio, texto e a vontade de inovar abriram portas para ele chegar até a empresa que trabalha atualmente.
A convivência na redação também ajudou a ver na prática como as matérias vistas em sala de aula eram aplicadas, trazendo mais dinamismo ao aprendizado. Danilo acredita que o futuro do FaesaDigital é ser cada vez mais digital e que o site tem cumprido seu papel.
A missão é essa: de ensinar as próximas gerações de jornalistas a responsabilidade que é publicar e apurar algo. Certamente foi fundamental para minha formação. Sempre incentivando a inovação. O desejo, hoje, é de poder devolver ao FaesaDigital no futuro um pouco do que aprendi
Danilo Ribeiro
Passaram Pelo FaesaDigital
Matheus Passos
Matheus Passos integrou o projeto no ano de 2017. Apesar de ter permanecido por pouco tempo, o egresso relata que o laboratório sempre integrou os alunos no jornalismo multimídia, permitindo ao aluno compreender a diferença na produção de textos para diferentes plataformas. As experiências adquiridas foram de grande importância, pois foi a partir delas que ele se destacou ao chegar mais preparado no mercado de trabalho. “Essa integração que o FaesaDigital proporciona contribuiu muito para eu passar em um estágio no mercado de trabalho”, explicou.
Lucio Aragon
O aluno Lucio Aragon participou do Faesa Digital no segundo semestre de 2018. Para ele, fazer parte do projeto foi uma experiência incrível, pois teve a oportunidade de conhecer melhor os funcionários, visto que ele passava boa parte das tardes na faculdade. Ele explica que na época em que integrou o laboratório, aprendeu muito com o professor Felipe Tessarolo, coordenava da equipe no período. O laboratório contribuiu muito para a vida profissional, dado que permitiu que o aluno de Publicidade e Propaganda desenvolvesse a escrita. Essa experiência abriu portas no mercado ao o dar um diferencial.
Gustavo Rodrigues
Gustavo Rodrigues fez parte da equipe em 2018. Ele salienta que ter essa oportunidade logo no início da graduação foi muito enriquecedor, pois colocar a teoria em prática foi um grande diferencial. Ele acredita que isso muda a jornada de qualquer aluno dentro da faculdade. O estudante acrescenta ser muito grato ao FaesaDigital e que deseja que o projeto cresça cada vez mais, permitindo que mais alunos possam ter essa vivência.
Isabela Wilvock
A aluna, fez parte de 2019 a 2021, conta que é muito grata por ter feito parte do FaesaDigital. Para ela foi maravilhoso ter a oportunidade de colocar os ensinamentos em prática. A vivência de uma redação ainda na faculdade trouxe para ela a certeza de que era realmente a área da profissão que queria para a vida, além de possibilitar levar os conhecimentos adquiridos para o atual estágio. Ela complementa dizendo que os ensinamentos passados pelo professor Valmir Matiazzi foram de grande importância.
Equipe atual
Atualmente, cinco alunos, além do professor Valmir, fazem parte da equipe do FaesaDigital e trabalham para oferecer o melhor conteúdo.

Thiago Soares
Logo no primeiro período, Thiago quis fazer parte do projeto e conseguiu entrar por meio do processo seletivo. “Quando eu entrei na Faesa e vi as inúmeras oportunidades, não pensei duas vezes, afinal poder viver na prática a profissão ainda no início da faculdade é uma oportunidade muito boa”, conta.
Com isso, vieram as experiências e oportunidades como, por exemplo, cobertura de eventos, projetos, e atividades acadêmicas como visitas técnicas. Ele relata que a partir do FaesaDigital pode ampliar o olhar para o mercado de trabalho. “Devo muito à FAESA e aos professores toda experiência que ainda estou vivendo. Há um incentivo constante para participar dos projetos”.
Fernanda Sant’Anna
Para Fernanda Sant’Anna, que integra atualmente a equipe, o contato com a profissão que o FaesaDigital proporciona é benéfico. Além disso, proporciona diversas oportunidades de aprendizado, preparando para o mercado de trabalho. Agrega ainda ao que aprimora as habilidades na redação, que era um de seus objetivos ao ingressar.
Gabriela Jucá
Aluna do 5º período de Jornalismo, Gabriela teve a oportunidade de fazer parte da equipe do FaesaDigital no primeiro semestre de 2021. Ela relata estar se surpreendendo com a experiência por vários motivos, mas, principalmente, pela possibilidade de ter contato com pessoas que antes não teria, além de experimentar e aprender coisas novas. ” Nós somos bem mão na massa. Ter um professor para orientar, que está sempre do lado da gente e que estimula é muito importante. Então, para mim, a experiência tem sido a melhor possível “.

Outro ponto importante para ela é estar contribuindo muito para a vida acadêmica e profissional. Atividades como saber como funciona editar um texto, subir no site, fazer o que precisa fazer para as diferentes mídias, e, agora, no digital, tem sido fundamentais para sua formação.
O FaesaDigital é uma coisa prazerosa de fazer. É leve e é gostoso. É uma coisa que você tem toda disposição para aprender, para tirar dúvida, para acertar e para errar
Gabriela Jucá
Gabriela finaliza deixando o recado de que nunca é tarde para começar, mesmo que você já esteja quase acabando a faculdade. É sempre bom se envolver em outras coisas que não são só as das salas de aula: “famoso ampliar os horizontes”, completa.
O desejo de toda equipe atual e de todos que passaram pelo Faesa Digital é de que o projeto se expanda e possa trazer cada vez mais a prática para os alunos, proporcionando crescimento profissional. E que venham mais mil novas publicações. Fica o convite para que continuem nos acompanhando pelo portal e pelo perfil no Instagram faesadigital.
Edição: Daiane Obolari e Kamily Rodrigues
Imagem destaque: Arquivo Faesa Digital