Sorvetes entregam a personalidade das pessoas
Lara Mireny
Chocolate, morango, flocos, qual o seu preferido? Uma pesquisa desenvolvida a pedido da marca de sorvete Baskin Robbis, pela Fundação de Tratamento e Pesquisa de Olfato e Paladar, nos Estados Unidos, descobriu a relação entre a preferência do sabor e o caráter do cliente. De acordo com o psiquiatra responsável pelo estudo, Alan Hirsch, os voluntários, com idades de 18 e 65 anos, passaram por testes psiquiátricos e de personalidade e, em seguida, foram analisados conforme os gostos de sorvete.
O mais interessante desse estudo são as características definidas pelo sabor da guloseima. Fãs de chocolate, por exemplo, são dramáticos e sedutores. E os de morango são tolerantes e introvertidos. Já os de flocos, generosos e ambiciosos. Se o sabor preferido for creme, indica uma personalidade mais solidária e discreta. O pessoal mais refinado e crítico, é representado pela menta com chocolate e embora o sorvete de baunilha seja o mais tradicional, ele está relacionado a pessoas impulsivas e idealistas. E o famoso tutti frutti? Apesar de ser bem colorido, remetendo-se a alegria, ele indica pessimismo, mas também determinação.
O estudante Jônathas Mercês adora sorvete e tem o creme como sabor favorito. Ele disse não ter conhecimento sobre a pesquisa, mas concorda com as características estabelecidas, uma vez que condiz com a personalidade do estudante.
O psicólogo Luiz Henrique Lorenzoni concorda que os gostos são marcados pela personalidade de cada indivíduo, mas não determinado.
Alguém extremamente amável pode muito bem gostar de heavy metal e nunca ter tomado sorvete de morango. E alguém mais ríspido pode adorar arte clássica e gostar de coisas mais doces
Psicólogo Luiz Henrique Lorenzoni
Personalidade
O especialista define a personalidade como um conjunto de crenças, comportamentos e pensamentos centrais na vida de uma pessoa. Segundo ele, o ser humano é um ser bio-psico-social, onde as características mais marcantes de alguém são uma junção de conhecimentos, vivências e experiências. Cada pessoa é influenciada por diferentes fatores os quais são únicos na percepção individual. “O ser humano é mais do que as partes e relações que o compõe, visto que há sempre a possibilidade de constituir-se”.
O estudante Pedro Vitor Corrêa é apaixonado por sorvetes, mas também afirma não acreditar na definição. “Só porque eu gosto de tutti frutti, não quer dizer que sou pessimista”. Cada indivíduo, portanto, reage aos estímulos de forma única. A vendedora da loja Sol e Mar Sorvetes Patrícia Guedes observou que o produto o qual vende é capaz de alterar a reação do cliente.
Dia do Sorvete
A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) escolheu o dia 23 de setembro para ser o dia nacional do sorvete. A data marca o início das altas temperaturas no Brasil, além de remeter a fundação da Associação.
O Brasil é um país tropical, mas ocupa o 11° lugar entre os países que mais consomem o produto, perdendo para os Neozelandeses, americanos e vários países europeus. Para se ter uma ideia de consumo, a Nova Zelândia tem um índice médio de 28,3 litros por pessoa no ano e o Brasil tem em média 5,77 litros.
Edição: Andressa Alves
Foto de Destaque: Lara Mireny