Juventude Periférica e Resistência: Quebrando Barreiras e (Re) Construindo Novas Realidades
O quarto episódio da 4ª temporada do Projeto Vozes traz reflexões sobre cultura, oportunidades e redes de apoio para que jovens de comunidades periféricas consigam superar desafios e construir novas trajetórias de vida

Isabella Gordiano
A juventude periférica enfrenta desigualdades que atravessam o acesso à educação, à cultura e ao mercado de trabalho. Jovens entre 18 e 24 anos estão entre os mais afetados pelo desemprego e pela informalidade, o que torna urgente debater instrumentos de inclusão e caminhos reais de inserção profissional. A música, as batalhas de rima, o grafite e os coletivos artísticos aparecem como espaço de expressão, afirmação de identidade e formação de redes e, muitas vezes, funcionam também como porta de entrada para capacitações e oportunidades que não chegam por vias formais.
Para aprofundar o tema, foi produzido o epsódio IV: “Juventude Periférica e Resistência: Quebrando Barreiras e (Re) Construindo Novas Realidades” da Quarta Temporada de videocast do “Projeto Vozes”. O episódio foi desenvolvido pelos alunos do 4º período do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Isabella Gordiano, Isadora Atoé, Julya Feitosa, Renan Vieira e Thyago Oliveira para as disciplinas Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora.

Projetos locais e organizações comunitárias desempenham papel central nesse cenário, oferecendo orientação profissional, oficinas culturais, acolhimento e articulação de redes de apoio que ampliam as possibilidades dos jovens. Para debater esse assunto tão importante e propor reflexões, a psicóloga do Instituto Estrelar, Jennifer Azevedo, e o sociólogo Mauro Petersem explicam como essas iniciativas atuam na prática para conectar talentos periféricos a caminhos de formação e trabalho, além de fortalecer vínculos comunitários e estratégias de resistência.
Assista ao videocast completo no link abaixo e conheça as reflexões e propostas apresentadas por convidadas e convidados que vivenciam e estudam essa realidade.
Edição: Amanda Miranda
Imagem do Destaque: Kariana Ferreira