Acesso à educação sexual e combate à pobreza menstrual na adolescência
O terceiro episódio da 4ª temporada do Projeto Vozes promove discussões sobre os desafios emocionais, sociais e financeiros enfrentados por adolescentes que buscam dignidade menstrual

Amanda Miranda
Uma pesquisa recente realizada pela marca “Always“, em parceria com a consultoria “Toluna“, identificou que 1 em cada 4 estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes ou por sentir vergonha sobre o próprio ciclo menstrual. O levantamento evidencia como a falta de acesso e de orientação ainda é uma barreira silenciosa na rotina de adolescentes, principalmente das mais expostas às desigualdades de gênero, renda e território.
O episódio também destaca o trabalho do Instituto Vovô Chiquinho, que atua no combate a tabus relacionados à educação sexual e menstrual. O Instituto contribui para a distribuição de absorventes e promove rodas de conversa sobre saúde pessoal e menstruação. Essas iniciativas ajudam a preencher uma lacuna deixada pelas políticas públicas, oferecendo tanto apoio material quanto um entendimento básico para que adolescentes compreendam o próprio corpo, os direitos e as violências que podem enfrentar.

Para saber mais detalhes sobre a educação sexual e a pobreza menstrual foi elaborado o Episódio III: “Acesso à educação sexual e combate à pobreza menstrual na adolescência” da Quarta Temporada de videocast do “Projeto Vozes”. O Episódio foi desenvolvido pelos alunos do 4° período do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Amanda Miranda, Lara Elis Dalla, Natan de Oliveira e Vitória Fernandes para as disciplinas de Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora.
Para debater esse assunto tão importante e propor reflexões durante o Episódio, as convidadas foram: a presidente do Instituto Vovô Chiquinho, Doraci Alves, e a assistente social Laudineia Gonçalves.
Confira abaixo as reflexões propostas e conheça mais sobre a importância do acesso à educação sexual e do combate à pobreza menstrual na adolescência
Edição: Amanda Miranda
Imagem do Destaque: Kariana Ferreira