OLHARES – ArteSanto 2025

Felipe Marques e Heitor Robers
A 13ª edição da maior feira de artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, aconteceu entre os dias 7 e 12 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. A presença dos mais de 600 artesãos de 18 estados do Brasil destacou a diversidade da produção artesanal brasileira, mostrando a força da economia criativa nacional.
O João Bananeira foi o tema homenageado desta edição. O personagem folclórico capixaba, que, em 2020, tornou-se patrimônio imaterial da cidade de Cariacica, é símbolo da resistência cultural afro-brasileira e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’ Água. A história dele remete à época da escravidão, quando pessoas negras usavam fantasias feitas de folhas de bananeira, meias e tecidos coloridos para se mascarar e poder participar das festividades, escondendo as identidades.
A feira, de entrada gratuita, contou com área gastronômica, apresentações musicais e culturais, oficinas e exposições de produtos feitos com diversos materiais como cerâmica, couro, madeira, metais e tecidos. As atrações transformaram o lugar em um espaço de troca de experiências culturais, fortalecendo a economia local, a identidade regional e a cultura capixaba.
Assim, o Núcleo de Jornalismo do LACOS lança mais um conteúdo da série “OLHARES”. Dessa vez, a partir da 13ª Edição da Feira de Artesanato: ArteSanto. A série busca mostrar o olhar singelo e profundo de alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário por meio de uma galeria de fotos sobre variadas temáticas. Confira abaixo o trabalho realizado pelos alunos do 2º período do curso de Jornalismo e estagiários do LACOS Felipe Marques e Heitor Robers.





















