Campeonato Estadual de Karatê reúne atletas de Aracruz, Cariacica e Linhares

Competidores de todas as idades se enfrentaram no campeonato que movimentou o norte do estado

Uma das modalidades de combate é o Kumitê, na qual os praticantes marcam pontos por meio de técnicas de ataque e defesa (Foto: Heitor Robers / LACOS – Núcleo de Jornalismo)

A 2ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê do Espírito Santo reuniu atletas da infância à melhor idade, familiares e profissionais da área. Organizado pela Japan Karate-do Shotofederation (JKS) Brasil, a competição aconteceu no domingo (14), no Ginásio Idemar Unêda, em Linhares.

O campeonato mostrou a importância da prática das artes marciais não só como uma maneira de competir ou uma forma de promover a saúde, mas enquanto meio de integração social.

O Sensei da escola de artes marciais Bushi Karatê Dô, João dos Santos, falou sobre a boa sensação de reunir atletas e familiares nos momentos de competição, ressaltando a torcida dos competidores uns pelos outros.

Sensei João dos Santos na apresentação do Kata na categoria individual (Foto: Heitor Robers/LACOS – Núcleo de Jornalismo)

O sensei destacou a satisfação em competir, mas apontou o que, para ele, é o mais importante: as amizades, alegando que troféus e medalhas, com o tempo, se desfazem.

Para mim, o mais gratificante, dentro da arte marcial, é ver o desenvolvimento dessa molecada. Eu deixo bem claro para eles que o vencer, o ser campeão, não importa. O mais importante é esse convívio e essa amizade que eles têm uns com os outros

Modalidades Kumitê e Kata

As disputas aconteceram em duas modalidades. A Kata, que é uma sequência de movimentos de ataque e defesa, tendo como objetivo principal o aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas de luta de forma individual ou em equipe.

Atletas em ação no Kata na categoria em equipes (Foto: Heitor Robers/LACOS – Núcleo de Jornalismo)

O Kumitê é a modalidade de combate em que os praticantes se enfrentam para marcar pontos por meio de técnicas de ataque e defesa, com o objetivo de alcançar uma vantagem sobre o oponente dentro do tempo estabelecido.

Disputa entre atletas da modalidade Kumitê (Foto: Heitor Robers/LACOS – Núcleo de Jornalismo)

A atleta da Bushi Karatê Dô, de 18 anos, Paolla Victórya, venceu em primeiro lugar em três categorias. Ela falou sobre o contraste entre o nervosismo durante a disputa e a sensação de alívio após a conquista das medalhas.

Paolla Victórya em duelo na modalidade Kata (Foto: Heitor Robers/LACOS – Núcleo de Jornalismo)

Ela já foi campeã do Campeonato Brasileiro de Karatê em 2024, na categoria 15-16 anos, e, neste ano, disputou o Campeonato Panamericano de Karatê e a Primeira Etapa do Campeonato Estadual e falou sobre a sensação após vencer.

Às vezes, o nervosismo me atrapalha lá na hora e eu acabo ficando triste porque perco pontuação, mas isso acontece. Só que, no final, a sensação de ganhar em primeiro, segundo, terceiro lugar e levar uma medalha, uma vitória para casa, é tão boa

Galeria de fotos

Confira a galeria de fotos da competição:


Imagem do destaque: Heitor Robers