Vitória no palco nacional da comunicação: vem aí o Intercom 2025 

Evento reunirá centenas de pesquisadores, estudantes e profissionais da comunicação na FAESA, colocando o Espírito Santo em destaque no cenário nacional da área 

Felipe Marques 

Em 2025 o Espírito Santo será palco do maior congresso de comunicação da América Latina. Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a 48° edição do Intercom Nacional será do dia 1° ao dia 5 de setembro e acontecerá simultaneamente na FAESA Centro Universitário, no campus de Vitória e no Sesc Glória. O evento promete reunir pessoas de todo o Brasil para discutir o presente e o futuro da Comunicação Social.  

Nascido em 1977, o Congresso reúne tradicionalmente cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios do Intercom, em votação realizada no ano anterior. 

Durante o maior congresso do país, também acontece a entrega de prêmios, como o Luiz Beltrão, concedido nas categorias “Liderança Emergente”, “Maturidade Acadêmica”, “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”, além do prêmio Intercom de Comunicação, para alunos de graduação, mestrado e doutorado.  

Programação 

A programação do Intercom 2025 será intensa e bem diversa nos cinco dias de evento. As atividades começam na segunda-feira, dia 1°, com sessões temáticas de apresentação de trabalhos e o Colóquio Brasil – Estados Unidos, reunindo especialistas para debater os vínculos acadêmicos entre os dois países. 

Na terça-feira, dia 2, a manhã será dedicada as oficinas e minicursos que acontecerão na FAESA. O Colóquio Brasil – Estados Unidos continua ao longo da manhã, ao lado das sessões de apresentação do Expocom e reuniões internas das divisões temáticas do Intercom Júnior e do Conselho Curador. 

Já na quarta-feira, dia 3, acontece a solenidade de abertura oficial do Congresso, no Sesc Glória, em Vitória. Em seguida, será apresentada a conferência inaugural, com o tema “(Re)pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e práticas profissionais”, além de três painéis, que compõem o Ciclo de Estudos em Ciência da Comunicação. Ao mesmo tempo, acontecerão as sessões de apresentação de trabalhos das Jornadas de Iniciação Científica (Intercom Júnior), o palco aberto Intercom e reuniões de coordenadores de Grupos de Pesquisa. A noite encerra com a aguardada cerimônia de entrega do prêmio Expocom. 

Na quinta-feira, dia 4, vão acontecer as Sessões dos Grupos de Pesquisa do Intercom, nas salas de aula da FAESA. No Sesc Glória, o Ciclo de Memória em Ciências da Comunicação continua os diálogos sobre a evolução da área no Brasil, seguido pelo Palco Aberto Intercom e pelo lançamento de livros na sessão do Publicom. A noite acontece a solenidade de entrega dos prêmios Luiz Beltrão e Intercom de Comunicação. 

Finalizando o evento, na sexta-feira, dia 5, o Congresso se despede com mais uma rodada de apresentação dos Grupos de Pesquisa e atividades culturais no Palco Aberto Intercom. O evento se encerra com a reunião de diretoria e a assembleia dos associados Intercom, ambas na FAESA. 

LEIA TAMBÉM:

Ética e jornalismo: um convite à reflexão – Lacos

Caco Barcellos: “Precisamos voltar ao jardim de infância do jornalismo” – Lacos