De Olho na Copa ES: Como o Alvianil e o Verdão chegaram à Grande Final da Copa Espírito Santo?

Assim como em 2024, Vitória-ES e Porto Vitória se enfrentam na decisão

(Imagem: Heitor Robers)

Felipe Marques, Heitor Robers, Márcio Lírio e Mirela Machado

Grande Final

O duelo é uma reedição da decisão da Copa ES de 2024. Na ocasião, o Porto Vitória levou a melhor, superando a equipe Alvianil e conquistando o primeiro título como equipe profissional. Sendo um dos maiores vencedores da competição, com quatro títulos, o Vitória-ES busca a revanche e voltar a erguer um troféu, após dois anos sem conquistas.

Como foram os duelos de volta?

Pelo primeiro duelo de volta das semifinais, no sábado (26), o Vitória-ES venceu o Real Noroeste no Estádio Salvador Costa. Logo no início da primeira etapa, aos 3 minutos, Tony aproveitou belo cruzamento de Foguete e cabeceou com perfeição para abrir o placar. O Vitória-ES continuou melhor na partida, criando chances e controlando o jogo. Carlos Vitor teve ótima oportunidade de ampliar o placar após sair cara a cara com o goleiro, mas acabou desperdiçando a chance. Nos acréscimos do primeiro tempo, Magatão cobrou falta e Abuda completou, fazendo 2 a 0 para o Alvianil.

No segundo tempo, a equipe de Rafael Soriano seguiu controlando o jogo e segurou o resultado. O Real Noroeste ainda teve a chance de diminuir o placar com Caxito, mas Paulo Henrique fez ótima defesa e garantiu a vaga para a decisão da Copa ES. 

Abuda, Pepeu e Elton Martins comemoram o segundo gol alvianil na partida (Foto: Heitor Robers)

Fechando a volta das semifinais, na terça-feira (29), no Estádio Kleber Andrade, o Porto Vitória venceu a Desportiva Ferroviária nos pênaltis e também garantiu vaga na decisão da Copa Espírito Santo. O Verdão venceu o duelo de volta por 2 a 1, levando a definição do segundo finalista para as penalidades por conta do placar agregado de 2 a 2.

A Desportiva tomou a iniciativa e criou as primeiras chances, mas viu o Porto abrir o placar logo nos minutos iniciais com Gabriel Rosseto. A equipe grená reagiu e, após revisão no VAR, teve um pênalti marcado aos 15 minutos da primeira etapa. João Paulo converteu a cobrança e colocou a Tiva novamente em vantagem no confronto geral. Nos acréscimos do primeiro tempo, após paralisação para atendimento médico, o Verdão aproveitou a retomada para marcar o segundo e deixar tudo igual na soma dos placares.

Em uma segunda etapa de forte marcação e poucas chances de gol, o placar se manteve. Vitinho, Chrismar e Weslen desperdiçaram três cobranças para a Tiva, enquanto Alison e Thainler para o Verdão. No fim, brilhou a estrela do goleiro Aydhan, do Porto Vitória, que defendeu duas cobranças e do lateral Thallyson, que bateu o pênalti decisivo, garantindo o Verdão na grande final.

Thallyson comemora após marcar o gol da classificação para a final (Foto: Alef Jordan / Capixaba Esporte)

Expectativa dos Jogadores

O artilheiro do Vitória-ES na Copa ES e autor do primeiro gol no jogo decisivo contra o Real Noroeste, Tony, falou com o LACOS sobre a partida e a expectativa para a decisão:

Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas fizemos o fator casa ser primordial. Com o apoio da nossa torcida, conseguimos fazer o 2 a 0 no primeiro tempo e levar até o final. Agora é focar no adversário que vier na final, para conseguir calendário cheio para o ano que vem, com fé em Deus

Tony, Artilheiro do Vitória-ES na Copa ES, comemora gol marcado contra o Real Noroeste (Foto: Heitor Robers)

Sobre a campanha do Verdão na Série D e a classificação para a final, Matheusão, do Porto Vitória, disse:

Foi uma Série D bem abaixo. A gente provou que o nosso grupo é guerreiro, é unido e vamos em busca desse título. A expectativa é a melhor possível. Já tivemos o título da Copa e agora é trabalhar para ver se a gente consegue esse bicampeonato

Matheusão, camisa 5 do Porto Vitória, peça importante na classificação do Verdão (Foto: Camila Müller)

Chaveamento

O caminho dos finalistas até a decisão (Imagem: Heitor Robers)

Próximo Jogo

A grande final da Copa Espírito Santo de 2025 acontece em jogo único, no domingo (3), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, às 17 horas.

As duas equipes de melhores campanhas na primeira fase se enfrentam na decisão (Imagem: Heitor Robers)

Assim como na decisão da Copa ES de 2024, Vitória-ES e Porto Vitória se reencontram. Na ocasião, o Verdão se deu melhor e saiu com o título, mas e dessa vez? Será que o Alvianil, um dos maiores campeões da competição, volta a erguer o troféu? Ou, novamente, o Verdão da Capital leva a melhor e ergue o segundo título como equipe profissional?

Fique de Olho

Para ficar sabendo de tudo sobre a Copa ES e o esporte capixaba, fique ligado aqui no LACOS.


Imagem do destaque: Heitor Robers