De olho na Copa ES: Verdão da Capital vence duelo valendo a liderança
Brancão triunfa e segue vivo, Cobra-coral ganha de virada e Tigre surpreende a Tiva na décima rodada

Heitor Robers
Destaque
Na disputa direta pela liderança da competição, o Porto Vitória levou a melhor e venceu o Vitória-ES de virada no Kleber Andrade pelo placar de 2 a 1.

Todos os gols do duelo aconteceram na segunda etapa. Toni marcou para o Alvianil e Rosseto balançou as redes em duas oportunidades para o Verdão da Capital. Com o resultado, o Porto depende somente dele para garantir a liderança da primeira fase, enquanto o Vitória-ES depende do tropeço do Verdão para garantir a primeira colocação na fase de pontos.
Como foi a décima rodada?
No sábado (21), aconteceram três jogos que abriram a rodada. Às 15 horas, o Brasil Capixaba venceu a Desportiva Ferroviária por 2 a 1 no estádio Gil Bernardes, em Vila Velha. A partida teve o início atrasado em 32 minutos por falta de policiamento no local. Com a bola rolando, além dos gols aconteceram três expulsões: Yago, do lado do Brasil Capixaba, Pedro Marba e Gustavo Cristo, do lado da Desportiva. Com o resultado, o Tigre quebrou uma sequência de quatro partidas sem vitória e ganhou duas posições na tabela; já a Tiva, sofreu sua segunda derrota na competição e perdeu a chance de terminar a primeira fase na primeira colocação.

Às 15h30, Capixaba e Rio Branco VN duelaram no estádio José Maria Mantovanelli, em Vila Valério e o confronto acabou empatado em 0 a 0. O Brancão Polenteiro teve o atleta Filipe expulso no segundo tempo, mas o Tubarão não conseguiu aproveitar a vantagem numérica para garantir a vitória. Com o empate, as duas equipes já classificadas para o mata-mata permanecem nas mesmas posições: o Rio Branco VN na 5ª colocação e o Capixaba na 6ª colocação.

Às 17 horas, Porto e Vitória-ES se enfrentaram no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O Verdão da Capital venceu o Alvianil de virada, pelo placar de 2 a 1 e reassumiu a liderança da competição. Com o triunfo, o Porto Vitória se recupera após a derrota sofrida para a Desportiva na nona rodada, enquanto o Vitória-ES sofre a primeira derrota na competição.

Na quarta-feira (25), o Rio Branco-ES goleou o Linhares pelo placar de 4 a 0 em Ibiraçu, no estádio Marcos José Campagnaro. Apesar do placar elástico, o destaque da partida foi – assim como no duelo entre Brasil Capixaba e Desportiva -, a falta de policiamento no local. A paralisação do duelo aconteceu ainda na primeira etapa, aos 29 minutos, e durou 45 minutos. Com um intervalo de apenas 7 minutos, as duas equipes voltaram para a disputa da segunda etapa, encerrada aos 31 minutos por conta da baixa iluminação e da falta de refletores no estádio. Com a vitória, o Capa-preta segue vivo na briga pela classificação para a segunda fase, enquanto a Coruja amarga a última colocação com quatro derrotas consecutivas.

No fechamento da rodada, também na quarta-feira (25), o Serra derrotou o Real Noroeste de virada pelo placar de 4 a 3 no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Com a vitória, o Tricolor Serrano passa a depender somente dele para garantir a classificação para a segunda fase, precisando de apenas um empate na próxima rodada. Para os já classificados merengues, a derrota não influencia diretamente na posição na tabela, mas liga o alerta, pois, mesmo saindo em vantagem no marcador, a equipe não conseguiu confirmar a vitória.

Como fica a classificação?

Próximos jogos
A próxima rodada (11ª) é a última da primeira fase da Copa ES, por isso, todos os jogos acontecem no mesmo dia e horário. Os duelos acontecem no domingo (29), às 15 horas:
- Rio Branco VN x Porto Vitória – estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
- Desportiva Ferroviária x Vilavelhense – estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
- Vitória-ES x Brasil Capixaba – estádio Salvador Costa, Vitória
- Rio Branco-ES x Capixaba S.C. – estádio Gil Bernardes, Vila Velha
- Serra F.C. x Linhares F.C. – estádio Robertão, Serra
Fique de olho
Para ficar sabendo de tudo sobre a Copa ES e o esporte capixaba, fique ligado aqui no LACOS.
Imagem do destaque: Heitor Robers