Copa do Mundo de Clubes: brasileiros se destacam ao vencer os grandes da Europa
Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense assumem a lideraça de seus grupos na segunda rodada

Felipe Marques
A segunda rodada do Mundial de Clubes da FIFA encerrou domingo (22) e ficou marcada por vitórias e atuações memoráveis dos brasileiros contra as potências europeias. As partidas de Botafogo e Flamengo diante de PSG e Chelsea marcaram a segunda rodada.
Como foi a rodada?
Abrindo a segunda rodada, pelo Grupo A, o Palmeiras bateu o Al Ahly, quinta-feira (19), em Nova Jersey e garantiu a primeira vitória no Mundial. O duelo teve um início equilibrado debaixo de bastante sol, com apenas uma chance clara para o Palmeiras. No segundo tempo, o Verdão se mostrou mais dominante desde o início, surtindo efeito rapidamente e gerando o primeiro gol da partida.
Aos 3 minutos Aníbal Moreno cobrou falta, Abou Ali desviou para trás e marcou contra o próprio gol, abrindo o placar do jogo. Aos 13 minutos, após um belo contra-ataque da equipe Alviverde, Mauricio lançou Flaco López que bateu na saída do goleiro, fechando o placar da partida em 2 x 0 para o Palmeiras. A partida chegou a ser interrompida por 45 minutos por conta da possibilidade de fortes chuvas.
No segundo duelo do grupo, também na quinta-feira (19), em Atlanta, o Inter Miami surpreendeu e venceu o Porto de virada. Os portugueses abriram o placar na primeira etapa com Samu, de pênalti. No segundo tempo, o Inter Miami voltou confiante e dominando a partida, conseguindo um empate rápido com Segovia. Aos 8 minutos do segundo tempo, Messi sofreu falta na entrada da área e não perdoou. O argentino acertou um chute no ângulo esquerdo e superou o goleiro português Cláudio Ramos com um golaço, dando a vitória ao time americano.

No Grupo B, O Atlético de Madrid venceu o Seattle Sounders dentro do Seattle Field por 3 x 1, quinta-feira (19). Os gols dos espanhóis foram marcados por Pablo Barrios (2x) e Witsel. O gol do Seattle Sounders foi marcado por Rusnák.
Na partida mais esperada do grupo, quinta-feira (19), no Rose Bowl, o Botafogo surpreendeu o mundo e venceu o PSG, atual campeão da Champions League. Após sofrer uma esperada grande pressão, o Alvinegro conseguiu uma escapada no fim do primeiro tempo e Savarino achou um belo passe para Igor Jesus, que driblou bonito o zagueiro Pacho e bateu cruzado. A bola ainda desviou no zagueiro, mas morreu no fundo do gol de Donnarumma.
Na segunda etapa, o Fogão voltou com a mesma estratégia e com muita luta para fechar os espaços e os ataques da equipe francesa. Luis Enrique até tentou mexer no time e fez de tudo para vencer o Glorioso, mas nada foi capaz de furar a defesa e mudar o placar do jogo. 1 x 0 para o Botafogo em um jogo que fica para a história.

Pelo Grupo C, Benfica x Auckland city se enfrentaram sexta-feira (20), em Orlando e o Benfica aplicou uma bela goleada de 6 x 0 pra cima do time da Nova Zelândia. A partida chegou a ser paralisada por duas horas no intervalo por conta de uma tempestade. Os gols do time português foram marcados por Di María (2x), Barreiro (2x), Renato Sanches e Pavlidis.
Fechando o Grupo C, Bayer de Munique x Boca Juniors se enfrentaram em Miami, na sexta-feira (20), marcando a primeira derrota de um sul-americano na competição. Os Bávaros abriram o placar com Harry Kane na etapa inicial e controlaram bem o resto do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Boca voltou melhor com a força de sua torcida, que dava um show no Hard Rock Stadium. O apoio surtiu efeito e o empate dos Xeneizes veio com um golaço de Merentiel. Mas o time alemão, mesmo sem jogar bem, conseguiu a vitória em um lance confuso, com gol de Michael Olise, virando a partida e finalizando o placar em 2 x 1 para o Bayern.

Abrindo o Grupo D, Flamengo x Chelsea se enfrentaram sexta-feira (20), na Filadélfia e marcaram o outro duelo mais esperado da rodada. O Rubro-Negro iniciou a partida melhor, controlando o jogo e com mais posse de bola, mas quem abriu o placar foram os ingleses, com Pedro Neto, após um erro de Wesley. Mesmo tomando o gol, o Flamengo não mudou o estilo de jogo, continuando com mais posse de bola e dominando as ações do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Chelsea iniciou tendo mais controle do jogo, mas quem teve a primeira chance clara foi o Flamengo, com Gerson e Plata. Filipe Luís decidiu mexer no time e colocou Bruno Henrique no lugar de Arrascaeta e logo deu certo. Após cruzamento de Gerson, Plata deu um passe de cabeça para o camisa 27, que empatou. 3 minutos depois, Pulgar cobrou escanteio, Bruno Henrique cabeceou na direção do gol e Danilo só completou, virando a partida para o Flamengo. O Rubro-Negro ainda conseguiu ampliar o placar com o garoto Wallace Yan, fechando o duelo em 3 x 1 para o Mengão.
No outro duelo do grupo, o Espérance conseguiu sua primeira vitória na competição após vencer o Los Angeles FC, sexta (20), no Geodis Park. O gol do Espérance foi marcado por Belaïli.

Nos jogos válidos pelo Grupo E, a Inter de Milão venceu de virada o Urawa Reds no Seattle Field, no sábado (21). A equipe japonesa abriu o placar com Watanabe no início do jogo, mas os italianos viraram no fim com Lautaro Martínez e Carboni. Fechando o Grupo E, River Plate x Monterrey se enfrentaram sábado (21), no Rose Bowl, mas a partida não saiu do 0 x 0.

Pelo Grupo F, Mamelodi Sundowns x Borussia Dortmund, domingo (22), no TQL Stadium, travaram um duelo de 7 gols. Os sul-africanos abriram o placar com Lucas Ribeiro, mas logo os alemães buscaram o empate, com Nmecha. A virada veio com Guirrasy. Jobe Bellingham e Mudau (GC) ampliaram para o Borussia. Rayners e Mothiba diminuíram para o Mamelodi, que até esboçou uma pressão final, mas o duelo terminou em 4 x 3 para os alemães.
No outro duelo do grupo, também no domingo (22), em Nova Jersey, o Fluminense conseguiu sua primeira vitória, vencendo o Ulsan HD. Jhon Arias abriu o placar para o tricolor com um belo gol de falta. O que parecia um jogo tranquilo para o Fluminense, logo se complicou bastante com a reação do time coreano. Lee Jin-Hyun empatou e Um Won-Sang virou para o Ulsan, complicando demais o Tricolor.
No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor para a partida e após pressionar bastante, conseguiu o empate com Nonato. O Flu continuou em cima e a virada veio com Freytes, após a bola sobrar na pequena área. Já nos acréscimos, Keno aproveitou cruzamento de Arias e fechou o placar, 4 x 2 para o Fluminense.

No Grupo G, a Juventus enfrentou o Wydad Casablanca, domingo (22), na Filadélfia, e venceu por 4 x 1. Os gols da equipe italiana foram marcados por Yildiz (2x), Vlahovic e Boutouil (GC). Lorch marcou para a equipe marroquina. Fechando o Grupo G, domingo (22), em Atlanta, o Manchester City goleou o Al Ain por 6 x 0. Os gols dos ingleses foram marcados por Echeverri, Haaland, Gundogan (2x), Oscar Bobb e Cherki.

Finalizando a rodada, pelo Grupo H, domingo (22), em Charlotte, o Real Madrid com um a menos desde o início venceu o Pachuca. Os gols dos espanhóis foram marcados por Bellingham, Arda Guller e Valverde. Os mexicanos descontaram com Montiel, mas a partida terminou em 3 x 1 para o Real Madrid, resultado que eliminou o Pachuca da competição. Fechando a rodada, também no domingo (22), no Buzzard Point, RB Salzburg x Al Hilal ficaram no 0 x 0.
