OLHARES – O duelo entre a Tiva e o Alvianil de Bento Ferreira

Heitor Robers e Mirela Machado
Os confrontos, os duelos, os lances e os gols são, de fato, muito aguardados por quem vai à um estádio de futebol, mas quando a bola rola, o verdadeiro show acontece nas arquibancadas. Toda emoção dos sentimentos de paixão e raiva afloram na torcida, que fielmente segue o clube do coração a todo lugar.
Os atletas derramam o suor em campo, mas se as lágrimas e as vozes roucas não estão na arquibancada para acompanhar e torcer, o futebol perde o sentido e a razão de existir.
Com uma rivalidade surgida há mais de 60 anos, tudo é potencializado. Cada provocação, gesto de apoio ou cobrança, mostram que a tradição continua viva e a cultura capixaba segue resistindo.
Fundado em 1° de outubro de 1912, em Vitória (ES), o Vitória Futebol Clube é o time mais antigo do estado e leva o nome da capital capixaba.
O estádio do clube é o Salvador Venâncio da Costa, localizado no bairro Bento Ferreira. Ele foi inaugurado no dia 2 de abril de 1967 em um amistoso contra o Botafogo-RJ, vencido pelo time carioca por 1 a 0.
Com uma história centenária, o Alvianil de Bento Ferreira atualmente soma 10 títulos estaduais, 4 da Copa Espírito Santo, 2 do Campeonato Capixaba Série B e 11 do antigo Torneio Início do Espírito Santo. A equipe também tem o único título internacional do futebol capixaba, a Korea Cup (Copa Presidente Park Chung-Hee), de 1979, realizada na Coreia do Sul.
Fundada em 17 de junho de 1963, em Cariacica (ES), a Associação Desportiva Ferroviária surgiu da fusão de cinco equipes formadas por trabalhadores ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
O estádio da equipe é o Engenheiro Alencar de Araripe, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica. Ele foi inaugurado em 16 de janeiro de 1966, numa partida amistosa contra o América-RJ, em que a equipe grená foi derrotada pelos cariocas por 3 a 0.
Com uma história sexagenária, a Tiva soma 18 títulos estaduais – vencendo o primeiro em 1964, sendo desde sua fundação o clube que mais conquistou títulos estaduais –, 2 da Copa Espírito Santo, 2 do Campeonato Capixaba Série B, além dos títulos da Copa dos Campeões e do Torneio Início do Espírito Santo.
Tanto a Desportiva Ferroviária quanto o Vitória Futebol Clube representaram o Espírito Santo nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Verde.
No primeiro sábado de junho (7), aconteceu o 174º duelo do clássico “DeVi”, disputado entre a Desportiva Ferroviária e o Vitória Futebol Clube, no Estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira. No histórico do confronto, a Desportiva venceu 87 vezes, o Vitória-ES venceu 33 vezes e aconteceram 54 empates. Ao todo, a Desportiva marcou 220 gols, enquanto o Vitória balançou as redes em 125 oportunidades. Fonte: @tivapedia / https://www.instagram.com/p/DKmpxbNteR4/
Assim, o Núcleo de Jornalismo do LACOS lança mais um conteúdo da série “OLHARES”. Dessa vez, o olhar é a partir do duelo entre Desportiva Ferroviária e Vitória Futebol Clube na Copa Espírito Santo 2025. A série busca mostrar o olhar singelo e profundo de alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário por meio de uma galeria de fotos sobre variadas temáticas. Confira abaixo na galeria o Olhar do trabalho realizado pelos alunos do 1º período do curso de Jornalismo e estagiários do LACOS Heitor Robers e Mirela Machado.
Edição: Heitor Robers e Mirela Machado
Imagem do Destaque: Heitor Robers



















