OLHARES – FESTIVAL DE TORTA CAPIXABA

Mirela Rodrigues Machado

O Festival de Torta Capixaba, no ano de 2025, tornou-se oficialmente patrimônio cultural, imaterial e gastronômico da capital do Espírito Santo, evento esse que põe em destaque o bairro Ilha das Caieiras, da região da Grande São Pedro. Representa também uma oportunidade econômica para os trabalhadores da região, como pescadores e marisqueiras e a valorização do trabalho tradicional.

O evento celebra a gastronomia, a cultura e a identidade capixaba com a famosa torta tradicional, com: bacalhau, camarão, caranguejo desfiado, ostra, ovos em neve, palmito, siri e sururu, com a maioria dos ingredientes colhidos e pescados na própria baía da ilha. Ocorreu do dia 17 de Abril ao dia 20, com 35 barracas, 12 restaurantes e 11 atrações musicais, trazendo diversidade de comidas (bobó de camarão, moqueca, pastel de siri e empada de camarão) e sobremesas locais e músicas por bandas do Estado.

Por volta do século XIX a torta começa a tomar forma. Os portugueses tinham o hábito de comer frutos-do-mar e, era seguido à risca o hábito de não comer carne na Semana Santa, nessa época tiveram a ideia de acrescentar o marisco e o bacalhau à mistura feita pelos indígenas. Nascia a torta capixaba. Inicialmente, cada lar cozinhava seu tabuleiro com sua receita e seus temperos preferidos, e compartilhavam durante os feriados da Páscoa. Desde 1998, as famílias têm mais uma opção para desfrutar dessa tradição.

Assim, o Núcleo de Jornalismo do LACOS lança mais um conteúdo da série OLHARES. Apresentando O Festival de Torta Capixaba como tradição que une famílias e sustenta a comunidade. A série busca mostrar o olhar singelo e profundo de alunos e alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário por meio de uma galeria de fotos sobre variadas temáticas. Confira abaixo na galeria o Olhar do trabalho realizado pela aluna do 1º período do curso de Jornalismo e estagiária do LACOS Mirela Rodrigues Machado:


Edição: Mirela Rodrigues Machado

Imagem de Destaque (Home): Mirela Rodrigues Machado