Conhecendo os Finalistas do Capixabão: Rio Branco x Porto Vitória

Veja como chegam as equipes para a final e saiba o que pensam os torcedores

Heitor Robers

Chegou a hora. Nesta terça, vamos acompanhar a primeira partida da final do Capixabão.

O Rio Branco vem com ânimo e motivação renovadas após a classificação sobre a arquirrival Desportiva. Após um início de campeonato conturbado, chegando a correr risco de rebaixamento, a equipe capa-preta demitiu Ricardo Colbachini e contratou Rodrigo Fonseca para assumir o comando, levando a equipe à evolução.

O Porto Vitória também chega embalado após conquistar a classificação, pela segunda vez nessa edição do campeonato, longe dos seus domínios.

Voz da Torcida

O Faesa Digital conversou com um torcedor do Rio Branco e um do Porto Vitória.

Torcedor do Brancão

Geraldo Henrique Santos Teixeira, de 28 anos, revelou que começou a acompanhar de perto a equipe em um cenário recente, de 2023 para cá. “Desde pequeno, sempre admirei o time, a história e a torcida… Fui pela primeira vez com amigos ao estádio e me apaixonei ainda mais”.

Sobre a expectativa para o duelo, declarou: “O coração está à mil. As expectativas são as melhores possíveis, de ver o Brancão campeão. Vão ser dois jogos muito legais de se assistir. Vai ter muita festa nas arquibancadas e a torcida vai cantar os 180 minutos.”

O torcedor alerta: “As partidas serão difíceis. Os times não chegaram à toa na final, e o Porto é sempre um adversário complicado.”

Para o primeiro jogo, Geraldo arriscou um placar de 2×0 para o Rio Branco. Para o segundo, ele acredita em nova vitória da equipe capa-preta, dessa vez por 2×1, e a comemoração da conquista.

Torcedor do Verdão

Matheus Moreira, de 27 anos, é vice-presidente da Torcida Organizada Piratas do Porto e contou como conheceu o clube e passou a acompanhar as partidas: “Por amar demais o futebol, sempre quis torcer para um time do nosso Estado… Fui conhecendo o Porto através do meu tio e acabei me apaixonando pelo clube. Vejo o Porto como algo novo, que surge com a possibilidade de mudar o futebol capixaba”.

(Foto: Renato Moulin /Tec Perifa)

Sobre os duelos, declarou: “Acompanhei os jogos e acho a equipe do Rio Branco parecida com a nossa. Você acha que está morta e do nada ressurge. Como são equipes parecidas, acredito em um primeiro jogo mais metódico, dos times se conhecendo e se estudando, por isso, vou de 1×0 para o Porto”.

“No segundo jogo, acho que o Rio Branco vai vir para cima por conta do resultado e vai acabar abrindo espaço, como aconteceu em outros jogos. Se o Porto tiver cabeça, vai entrar e administrar a vantagem. O segundo jogo fica 1×1, com o Porto campeão no agregado.” Disse o torcedor.

Matheus também lamentou a perda do profissional Nilmar Filho, de 52 anos, que era auxiliar técnico da equipe e faleceu no Domingo, 23, após a classificação do Verdão para a final. Diante disso, ele acredita que o elenco se motiva ainda mais para a disputa, e o título seria uma grande homenagem ao profissional.

Caminhada do Brancão até a Final

O capa-preta chegou ao fim da 1ª fase na quinta colocação, livre do rebaixamento e classificado para a 2ª fase, disputando os jogos da volta fora de casa por conta da posição na classificação geral.

Para chegar à final, o Brancão deixou pelo caminho o Capixaba SC, nas quartas de final, e a Desportiva Ferroviária, nas semifinais.

Caminhada do Verdão até a Final

Assim como o Rio Branco, o Porto também trocou de treinador no decorrer do campeonato. Fábio Brostel foi demitido após a 7ª rodada e a equipe contratou Rodrigo Chagas para o comando.

O Porto Vitória chegou ao fim da 1ª fase fora do Z-2, classificado na sétima colocação, decidindo os jogos da 2ª fase fora de casa.

Após derrotar o Real Noroeste, nas quartas de finais, e o Vitória-ES, nas semifinais, o Porto chega à decisão.

Quem levanta a Taça?

O Campeão Capixaba de 2025 será descoberto após os confrontos que ocorrem na terça-feira, 01, às 19h30 e no sábado, 05, às 16h30. Os dois duelos acontecem no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

De um lado, o Rio Branco busca o título da competição pela 39ª vez em sua história. Do outro, o Porto Vitória busca o título de forma inédita, que seria o primeiro da competição para a equipe fundada em 2014.