Projeto Vozes: Desafios e Perspectivas da Mulher Negra na Sociedade Contemporânea

No quinto Episódio da Temporada 3 da série de videocast dos alunos do curso de Jornalismo da FAESA que abordam questões sociais urgentes, o programa apresenta a luta das mulheres negras por igualdade, reconhecimento e justiça

A filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense Angela Davis, que luta pelos direitos da população negra e das mulheres nos Estados Unidos, disse: “quando uma mulher negra se movimenta, toda estrutura da sociedade se movimenta com ela”. A frase marcou gerações e inspirou pessoas ao redor do mundo a se movimentar, a lutar pela causa e a buscar uma sociedade mais justa e livre de preconceitos.

Mesmo com a sociedade em movimento, ao olhar o cenário atual, a realidade mostra um caminho longo e lento para as transformações necessárias para um Brasil e um mundo mais igualitário para a Mulher Negra. Desigualdade no mercado de trabalho, desigualdade no acesso à educação e à saúde, perpetuação de estereótipos negativos, violência de todos os tipos, racismo e machismo, falta de representatividade política são algumas das tristes experiências vivenciadas no cotidiano por essas mulheres.  

De olho nessa busca por apresentar a luta das mulheres negras por igualdade, reconhecimento e justiça foi produzido o Episódio V: “Desafios e Perspectivas das Mulheres Negras na Sociedade Contemporânea” da Terceira Temporada de videocast do Projeto Vozes. O episódio foi desenvolvido pelas alunas do 4° período do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Julia Galter, Juliana Indami e Laura Gomes para as disciplinas de Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora.

Da esquerda para a direita: Luana Loriano, Jacqueline Moraes, Julia Galter, Juliana Indami e Laura Gomes (Foto: Arquivo Pessoal)

Dar voz e debater sobre esses desafios cotidianos e entender as perspectivas que surgem a partir dessa resistência e dessa busca por uma sociedade mais justa são objetivos desse Episódio. Para trazer profundidade ao assunto, a ex-vice-governadora do Espírito Santo e atual Secretária do Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, e a head de educação e diretora presidente do Das Pretas, Luana Loriano, debatem e propõem importantes reflexões sobre a Mulher Negra na sociedade. Duas Mulheres Negras que enfrentaram grandes impasses em suas jornadas e, hoje, são inspiração.

Você já parou para pensar nos Desafios e nas Perspectivas da Mulher Negra na sociedade? Confira o Episódio abaixo e encontre respostas

Pesquisa

No Brasil, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, a sociedade brasileira apresenta 60,6 milhões de Mulheres Negras, sendo 11,30 milhões de mulheres pretas e 49,3 milhões de mulheres pardas, o que corresponde a 28% da população total do Brasil.


Edição: Redação do FaesaDigital

Imagem do Destaque: Kariana Ferreira