CRIE – Oficina: “Fotografia Criativa para Design Gráfico” com Zanete Dadalto
A Oficina “Fotografia Criativa para Design Gráfico” propôs muita “mão na massa” e conhecimento para os estudantes. Três atividades foram realizadas durante o encontro para refletir a pluralidade do olhar, a luminosidade, o enquadramento e a manipulação de imagens por meio de aplicativos
Danilo Muniz
O Festival CRIE (Criatividade, Inovação e Empreendedorismo) 2024 é a segunda edição do evento que faz parte da Jornada Científica e Cultural da FAESA Centro Universitário de Vitória, Espírito Santo. O objetivo do CRIE é trazer profissionais da Comunicação Social e do Design Gráfico do Espírito Santo e de outros estados do Brasil para aproximar alunos e outros participantes do mercado de trabalho e aprofundar questões importantes relacionadas a essas áreas
A professora FAESA e sócia da ArCo produtora de conteúdo e comunicação, Zanete Dadalto, foi a responsável pela Oficina “Fotografia Criativa para Design Gráfico“. A Oficina começou descontraída e um poema escrito pela aluna Letícia Vilaronga foi declamado por Suzanny Alcântara em homenagem à professora. Zanete é formada em Artes plásticas pela UFES e é fotógrafa desde 1985.
A Oficina, com foco nos alunos do curso de Design Gráfico, expôs que muitos estudantes fotografam por hobbie, principalmente imagens de paisagens. Zanete conduziu as atividades com uma parte teórica e uma parte prática. Os alunos utilizaram, em primeiro momento, a câmera do celular para registrar algo que chamou a atenção no espaço ao redor da Oficina. A professora explicou que ”a câmera não faz o fotógrafo” e que “fotografia vai muito além de bons equipamentos“.
No decorrer da atividade, percepções técnicas foram abordadas por outra óptica e sempre valorizando a pluralidade de olhares. A segunda atividade da Oficina focou na luminosidade e no enquadramento do ambiente, tendo um modelo para materializar o conceito. Os alunos se divertiram durante a prática, usando recursos de iluminação. Zanete citou figuras importantes, dentre elas Henri Cartier-Bresson, mais conhecido por pai do fotojornalismo.
Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração
Henri Cartier-Bresson
A terceira parte da Ofcina foi dedicada a manipulação de imagens por meio de aplicativos. O usado pela professora foi o Lightroom. A atividade foi feita com imagens capturadas durante a própria Oficina. Zanete usou mecanismos que alteram características da foto, como matiz, luminosidade e saturação. Ela salientou que a fotografia constrói narrativas e, por se tratar de uma linguagem não-verbal, transmite emoções pelo olhar.
Saber trabalhar com a fotografia é vital
Zanete Dadalto
O aluno de Design Gráfico da FAESA Arthur Lemos, 20 anos, narrou a experiência no evento. Ele ressaltou que conseguiu entender melhor o ”mundo” da fotografia por meio da explicação atenciosa da professora. O estúdio para captação de imagens foi o que mais chamou a atenção do graduando do curso de Designer. A principal motivação de Arthur foi a vontade de aprender mais sobre a área. Ele finalizou expressando que gostou bastante da Oficina.
Confira abaixo alguns registros da oficina “Fotografia Criativa para Design Gráfico” com a professora FAESA e sócia da ArCo produtora de conteúdo e comunicação, Zanete Dadalto, feitos pelo aluno do 2° período do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Danilo Muniz.
Edição: Danilo Muniz
Foto de destaque: Núcleo de Publicidade do LACOS/Alyson Ferreira