CRIE – Painel: “Inovações nas profissões: novos rumos de rentabilidade do produto jornalístico” com Filipe Souza, Elaine Silva e Vitor Jubini
No segundo dia do CRIE, os profissionais convidados aprofundaram a discussão sobre inovação no jornalismo com destaque para as estratégias de monetização e a sustentabilidade dos negócios midiáticos
Vitória Fernandes
O Festival CRIE (Criatividade, Inovação e Empreendedorismo) 2024 é a segunda edição do evento que faz parte da Jornada Científica e Cultural da FAESA Centro Universitário de Vitória, Espírito Santo. O objetivo do CRIE é trazer profissionais da Comunicação Social e do Design Gráfico do Espírito Santo e de outros estados do Brasil para aproximar alunos e outros participantes do mercado de trabalho e aprofundar questões importantes relacionadas a essas áreas
O painel “Inovações nas profissões: novos rumos de rentabilidade do produto jornalístico” com Filipe Souza, Elaine Silva, Vitor Jubini e mediado pelo professor da FAESA Centro Universitário Fabiano Mazzini retratou as novas formas de lucratividade no Jornalismo. Os palestrantes apresentaram várias visões sobre o tema e os desafios para fazer o jornalismo ser rentável na atualidade.
A gerente executiva de Produto Digital da Rede Gazeta e a primeira mulher a ser editora-chefe do site A Gazeta, Elaine Silva, relata que uma mesma empresa pode abrir caminhos e oportunidades para o jornalista. Elaine afirma que é necessário o jornalista, hoje, se preocupar sobre o conteúdo que produz para que o produto jornalístico se mantenha e, ainda, entender o que está em volta do produto. A jornalista elaborou um resumo dos desafios que o profissional da área da comunicação enfrenta nos dias atuais, como: a perda de audiência nas plataformas, rejeição do público às notícias e a revolução da Inteligência Artificial.
Elaine Silva explicou que as tendências podem ser um caminho para criação de conteúdo, utilizando a tecnologia, comercialização e o marketing. A importância da monetização também foi destacada no painel pela jornalista, sendo um caminho para rentabilidade de notícias por meio da publicidade. Elaine reforça o papel dos anunciantes no amadurecimento do próprio mercado. A criação de times dentro do veículo de comunicação traz novas ideias e anunciantes.
Somente as notícias não garantem a rentabilidade no jornalismo
Elaine Silva
O editor de Esportes da Rede Gazeta que participou da cobertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e Paris 2024, além da Copa do Mundo Qatar 2022, Filipe Souza, destaca a importância de ir atrás do recurso que sustenta o jornalismo atualmente. O jornalista esportivo afirmou que, para as coberturas dos esportes, os patrocinadores foram essenciais para realização das viagens e, com o investimento, foi possível a cobertura dos eventos internacionais.
Filipe relatou que o trabalho de pesquisa e filtro na área do esporte é interessante para buscar diferentes públicos. O editor afirma que o jornalismo esportivo mostra a diferença do consumo entre pessoas de várias idades. O jornalismo deixa claro a versatilidade das pessoas e o receio de perder espaço no campo. Um exemplo citado por ele são os comentaristas.
Você vai trazer um projeto e viabilizá-la. Não vai vender um anúncio ou produto. Você vai trazer uma ideia para, talvez, ganhar rentabilidade para a empresa
Filipe Souza
O Professor da FAESA Centro Universitário e fotojornalista da Rede Gazeta, que participou da cobertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e Paris 2024, além da Copa do Mundo Qatar 2022, Vitor Jubini aponta que é muito importante a visão mercadológica do jornalista para manter a estrutura de tecnologia, reportagem, fotografia e vídeo. O fotojornalista explica que montar um projeto para produção de um produto jornalístico é fundamental para veiculação da marca. Vitor Jubini apresentou exemplos de conteúdos elaborados relacionados ao meio ambiente para exemplificar o assunto.
É preciso procurar histórias e saber como contá-las para gerar sensibilidade e apelo para o público
Vitor Jubini
Confira a galeria de fotos do Painel: “Inovações nas profissões: novos rumos de rentabilidade do produto jornalístico” produzido pelos integrante do Núcleo de Jornalismo do LACOS Janderson Vicente Júnior:
Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade do LACOS/Alyson Ferreira