CRIE – Workshop: “Marketing de Conteúdo” com Camila Uliana
O primeiro dia do festival CRIE recebeu a fundadora da Staya consultoria e gestora de Marketing da rede Wellness Club, Camila Uliana, para refletir a teoria e a prática do Marketing de Conteúdo
Camila Buzzette
A fundadora da Staya consultoria e gestora de Marketing da rede Wellness Club, Camila Uliana, apresentou um workshop no CRIE sobre o tema “Marketing de Conteúdo”. Camila, apesar de ser formada em jornalismo, juntou a profissão ao marketing, unindo esses dois campos do conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência na função, Camila trouxe reflexões importantes sobre a temática.
Camila Uliana abriu a palestra introduzindo o que é o marketing no mundo atual e quais são as benefícios e consequências dele. Para Camila, diferentemente do jornalismo, o marketing não busca apenas informar, ele traz como objetivo resolver o problema que o público possui. Um exemplo apresentado seria de uma academia. Caso a população conclua que não tem tempo para um treino, a função do marketing é mostrar como essa academia, em específico, poderia resolver esse problema.
Não precisa narrar um fato com objetividade, a gente pode dar uma aflorada
Camila Uliana
A jornalista analisou, também, como que o “branding” e o marketing são utilizados na prática. Eles funcionam como um funil: há a consciência, em que o público toma conhecimento sobre a marca; o interesse, em que o propósito da marca se alinha com o propósito daquele público; consideração, que mostra o que tal empresa tem de diferencial de outras empresas; e a conversão, em que se utiliza de ofertas e promoções para que a população tome atitude e se torne consumidor desse produto. Contudo, é importante ter em mente que esse funil não é linear, nem sempre quem toma conhecimento de uma marca tem interesse de comprar o produto dela naquele momento.
De acordo com Camila, apenas 5% da população conhece uma marca com a intenção de aproveitá-la. Dessa maneita, o marketing vem para que a população tome conhecimento do que a empresa faz e quais são os objetivos dela na sociedade. Assim, posteriormente, quando o público precisar de um produto específico, vai buscar a empresa vista nos anúncios.
O papel do marketing e do branding é estar na mente das pessoas. O meu momento de compra não é o mesmo que o de outras pessoas
Camila Uliana
Confira alguns registros do workshop “Marketing de conteúdo” feitos pelo aluno do curso de jornalismo da FAESA Centro Universitário Natan de Oliveira
Edição de texto: Camila Buzzette
Imagem de destaque (Home): Núcleo de Publicidade do LACOS/Alyson Ferreira