Opinião – O que a diferença de pontos entre a Sul-Americana e o Z-4 indicam para os times?

A luta para os times escaparem do Z-4 continua, porém sair dessa posição pode ainda render para a equipe uma classificação para Copa Sul-Americana e um exemplo é o Grêmio

Vitória Fernandes

O Grêmio, a exemplo de outros times do Campeonato Brasileiro, está na briga contra o rebaixamento. Na última rodada o tricolor gaúcho venceu o Athletico-PR por 2 a 0 em Curitiba e chegou aos 21 pontos na tabela. Contudo, tem ponto interessante a ser analisado nessa situação. No final do Brasileirão, o Grêmio, além de estar fora do Z-4, pode conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. O mesmo poderá acontecer com outras equipes. A pontuação está muito acirrada na parte de baixo e, em consequência disso, vários times possuem diferença de apenas um ponto na tabela ou estão dependendo do saldo de gols

A tabela mostra a diferença de apenas 4 pontos entre o 11º (Vasco) colocado e o 18º (Corinthians)

Agora, falando sobre a outra ponta da tabela, o Botafogo está na liderança novamente após uma vitória maiúscula por 4 a 1 sobre o Atlético-GO fora de casa. Foram dois gols com bola rolando e os dois últimos em cobranças de pênaltis, garantindo, assim, mais três pontos e ultrapassando o Flamengo na briga pelo título.

Ainda sobre o rubro-negro carioca, após três vitórias seguidas, o Flamengo foi superado pelo São Paulo por 1 a 0 no MorumBIS. O São Paulo criou ótimas chances para ampliar o placar e o Flamengo tentou buscar o empate, sendo uma partida muito movimentada de ambos os lados. Apesar da derrota, o Flamengo continua na segunda colocação com um jogo a menos.

Outro time do G4 que não deu sorte foi o Palmeiras. O alviverde vem sendo pressionado devido as últimas atuações da equipe e o empate com o Internacional não melhora o cenário. Poderia ser pior, mas o Palmeiras conseguiu o empate aos 44 minutos do segundo tempo para não sair zerado do Beira-Rio. Mesmo com um rendimento abaixo do que pode apresentar, o time paulista ainda está na briga pela liderança, uma vez que detém elenco e capacidade para alcançar os objetivos desejados.

Melhores momentos de Internacional 1 x 1 Palmeiras (Vídeo: GE/Premiere)

Em terras capixabas, o Fortaleza venceu o Cruzeiro por 2 a 1 e fica na cola de Flamengo e Botafogo no G4. Com pouca posse de bola e apenas quatro chutes a gol o Leão do Pici conquista uma vitória grande, pois entra na briga de vez no pelotão de elite do Brasileirão. O mais importante foi que a torcida capixaba pode apreciar, mais uma vez, uma partida válida pelo Brasileirão no Kléber Andrade.

Outros jogos da rodada

Vitória 1 x 0 Cuiabá

Vasco 2 x 2 Bragantino

Criciúma 2 x 1 Atlético-MG

Corinthians 1 x 1 Juventude

Fluminense 1 x 0 Bahia

Confira as partidas válidas pela 22ª rodada do Brasileirão:


Edição: Vitória Fernandes

Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade/Alysson Ferreira