Copa do Mundo de Clubes: Chelsea bate o PSG e é campeão do mundo
Com show de Cole Palmer e João Pedro, time inglês domina o Paris Saint-Germain e faz história

Felipe Marques
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA conheceu seu primeiro campeão. No MetLife Stadium lotado, com milhões de torcedores conectados ao redor do mundo, o Chelsea superou o PSG na grande final e garantiu o título inédito, consolidando-se como o melhor time do mundo na temporada.
Como foi a final?

Não foi só o Botafogo que chocou o mundo vencendo o PSG, que havia sido campeão de todas as competições que participou na temporada. No domingo (13), em Nova Jersey, no MetLife Stadium, o Chelsea teve um excelente desempenho e fez uma partida perfeita, marcando os três gols ainda na primeira etapa. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Sánchez acertou um belo lançamento para o lateral-direito Malo Gusto, que ganhou dividida com Nuno Mendes e carregou com liberdade para entrar na área. O lateral ajeitou para Cole Palmer, que com extrema categoria bateu colocado para abrir o placar para os Blues.
O Chelsea continuou dominante e ampliou o placar 8 minutos depois, novamente com Cole Palmer. Após receber lançamento de Colwill, o camisa 10 carregou pela direita, limpou a marcação e bateu com perfeição para fazer o 2 x 0. Com dois gols de vantagem, o Chelsea começou a administrar mais o jogo e apostar nos contra-ataques, marcando assim o terceiro gol. Aos 42 minutos, Palmer arrancou pela meia-direita e achou um passe magistral para João Pedro, que bateu de cavadinha para vencer Donnarumma.
Na segunda etapa, o Chelsea resolveu baixar as linhas e ficar mais tempo com a bola para cadenciar o jogo. Os franceses melhoraram, mas os principais craques do time não tiveram um bom desempenho e não conseguiram diminuir o placar. Após o fim do jogo, houve confusão em campo entre jogadores e comissão técnica, com a imagem marcante do técnico do time parisiense, Luis Enrique, atacando o brasileiro João Pedro após discussão.
Mais um Mundial pra conta
No início da competição, o Chelsea não era colocado como um dos favoritos ao título da primeira Copa do Mundo de Clubes. Mas, depois de uma bela evolução no torneio, o time inglês goleou o Benfica nas oitavas, venceu o Palmeiras de virada nas quartas, superou o Fluminense com boa atuação na semifinal e finalizou a ótima campanha batendo o atual campeão da Uefa Champions League na final, marcando o segundo título mundial do Chelsea.
Ao todo, pela campanha no torneio disputado nos Estados Unidos, os ingleses ganharam US$ 115,225 milhões, o equivalente a R$ 641 milhões. A premiação completa engloba o que o Chelsea recebeu para disputar o torneio, a campanha na fase de grupos e as classificações no mata-mata.
De promessa do Manchester City a astro do Chelsea
Cole Palmer foi o craque do time nesta temporada 2024/2025. O inglês fez 52 jogos, marcou 18 gols e deu 13 assistências. Formado nas categorias de base do Manchester City, Palmer foi contratado pelo Chelsea em 2023 por 47 milhões de euros, valor que se justifica toda vez que o craque entra em campo. Foi figura extremamente importante na campanha que garantiu o 4° lugar na Premier League, o título da Conference League e, agora, o título do Mundial de Clubes.
Pela Copa do Mundo de Clubes, o camisa 10 fez seis jogos, marcou três gols e deu duas assistências, sendo eleito o melhor jogador da competição.
Próxima edição
Com um tempo considerável pela frente, o planejamento para a próxima disputa já está em andamento. Neste ano, o Mundial de Clubes serviu como um evento teste da FIFA para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Em 2030, a Copa do Mundo também vai acontecer em três países: Espanha, Marrocos e Portugal sediarão as partidas do torneio mais importante do futebol mundial.
Por sua vez, a Copa do Mundo de Clubes de 2029 ainda não tem sede. A FIFA não definiu se a competição será disputada em um dos três países e o Brasil aproveitou o espaço para demonstrar interesse em sediar a competição. Até o momento, quatro times já estão classificados para a disputa: Al-Ahli (Arábia Saudita), Cruz Azul (México), PSG (França) e Pyramids (Egito). O quarteto foi campeão dos títulos continentais disputados em 2025 e garantiu a vaga no torneio.
O Chelsea, atual campeão da Copa do Mundo de Clubes, ainda não está garantido na segunda edição da competição. O regulamento da FIFA não prevê que o título dê a vaga na edição seguinte à conquista. Sendo assim, o Chelsea só vai disputar a próxima Copa do Mundo de Clubes se vencer a Champions League ou se for colocado nas primeiras posições do ranking da FIFA.