De Olho na Copa ES: Alvianil abre vantagem e se aproxima da semifinal
Tiva e Brancão Polenteiro ficam no empate, enquanto Tubarão e Verdão da Capital vencem os duelos de ida

Heitor Robers
Destaque
No duelo de ida das quartas de final, o Vitória-ES abriu vantagem diante do Vilavelhense, vencendo por 3 a 0.

Na partida entre o 1º colocado e o 8º colocado da primeira fase, o Alvianil não tomou conhecimento do Vila e confirmou o favoritismo já esperado. A equipe de Bento Ferreira dominou as ações do jogo e deu poucas chances para o Vilavelhense. Carlos Vitor, aos 18 minutos, e Pepeu, aos 46, marcaram ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, aproveitando a falha do goleiro Lucão, Tony marcou o terceiro do Vitória-ES aos 22 minutos e deu números finais ao marcador.
Como foi a ida das quartas de final?
No sábado (5), abrindo a segunda fase da Copa ES, Rio Branco VN e Desportiva Ferroviária se enfrentaram no estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante. As equipes ficaram no empate em 0 a 0, em um confronto de pouco brilho. A má condição do gramado dificultou para os dois times, tornando a partida mais disputada fisicamente do que tecnicamente.
Com o empate, o duelo de volta fica em aberto e a Tiva leva vantagem por decidir em casa. Quem vencer no tempo regulamentar, se classifica, e em caso de novo empate, a decisão é por pênaltis.

No domingo (6), Capixaba e Real Noroeste duelaram em Vila Valério, no estádio José Maria Mantovanelli. O Tubarão saiu em vantagem no confronto, vencendo os merengues por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Jobson, aos 43 minutos da primeira etapa.
Com o resultado, o Capixaba fica em melhores condições de garantir a classificação na partida de volta, jogando por um empate. Já o Real Noroeste, que joga em casa, precisa vencer o duelo por pelo menos dois gols de vantagem para seguir vivo na competição. Em caso de vitória simples da equipe merengue, por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

Na segunda-feira (7), Vilavelhense e Vitória-ES se encontraram no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. O Alvianil largou na frente no duelo, vencendo o Vila por 3 a 0. Carlos Vitor, Pepeu e Tony marcaram os gols que deram vantagem à equipe de Bento Ferreira.
Com o triunfo, o Vitória-ES praticamente garante a classificação para a semifinal, podendo perder o duelo da volta, que será disputado no Salvador Costa, por até dois gols de diferença. Já o Vilavelhense, precisa se superar e buscar a remontada. A equipe tem de vencer por pelo menos três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis e por quatro gols para conquistar a classificação no tempo regulamentar.

Na terça-feira (8), Serra e Porto Vitória se enfrentaram no estádio Robertão, em Serra, fechando a rodada de ida das quartas de final. O Verdão da Capital venceu o Tricolor Serrano por 2 a 1, construindo uma pequena vantagem para o jogo da volta. Douglas Santos, aos 32 minutos da primeira etapa e aos 3 minutos da segunda, marcou os dois gols do Verdão, enquanto Vinicius marcou de pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo, o gol da Cobra Coral para diminuir o placar.
Com o resultado, o Porto construiu uma ligeira vantagem, precisando de apenas um empate no duelo da volta, que será disputado no Kleber Andrade, para garantir a classificação para a semifinal. Já o Serra, precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis e por dois para garantir a classificação no tempo regulamentar.

Como fica o chaveamento?

Próximos jogos
Na segunda fase, de mata-mata, as oito equipes se enfrentam em duelos de ida e volta. Os clubes classificados em melhores colocações duelam com os piores colocados.
Por conta das melhores campanhas, as equipes do topo da tabela levam vantagem, decidindo os jogos da volta em casa.

O Vitória-ES construiu uma grande vantagem no primeiro duelo, disputado na segunda-feira (7), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, vencendo por 3 a 0. O confronto de volta acontece no sábado (12), no estádio Salvador Costa, em Vitória, às 15 horas.

O Porto Vitória venceu o duelo de ida, disputado na terça-feira (8), no estádio Robertão, em Serra, pelo placar de 2 a 1. O duelo de volta acontece na terça-feira (15), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, às 19 horas.

Desportiva Ferroviária e Rio Branco VN empataram em 0 a 0 no duelo de ida, disputado no sábado (5) em Venda Nova do Imigrante, no estádio Olímpio Perim. O confronto da volta acontece no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, no domingo (13), às 19 horas.

O Capixaba venceu o primeiro confronto, disputado no domingo (6), no estádio José Maria Mantovanelli, em Vila Valério, por 1 a 0. O duelo derradeiro será disputado na segunda-feira (14), em Águia Branca, no estádio José Olimpio da Rocha, às 19 horas.
Fique de olho
Para ficar sabendo de tudo sobre a Copa ES e o esporte capixaba, fique ligado aqui no LACOS.
Imagem do destaque: Heitor Robers