Rola a bola para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 

Sob um inédito formato, 32 equipes disputam o título

(Imagem: Felipe Marques)

Felipe Marques

Com um formato novo e extenso, o Mundial de Clubes da FIFA reúne pela primeira vez 32 clubes de todos os continentes na luta pelo status de melhor time do mundo. Iniciado no sábado (14), nos EUA, a Competição Intercontinental conta com 4 clubes brasileiros e 2 argentinos representando a América do Sul. 

Mudanças do novo formato 

A FIFA reinventou a competição para incluir mais times e tornar mais atrativo o modelo de mundial entre clubes, fazendo o torneio se inspirando na Copa do Mundo de Seleções. Ao todo, serão disputadas 63 partidas em 29 dias e a fase de grupos reúne 8 grupos de 4 equipes cada. Depois, os 2 melhores de cada grupo avançam às oitavas, com mata-mata até a decisão final.  

Participam campeões continentais recentes e clubes selecionados por ranking em suas confederações. Entre os brasileiros presentes na competição, estão os 4 últimos vencedores da Libertadores: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo. River Plate e Boca Juniors são os representantes da Argentina, completando os 6 clubes que representam a América do Sul. A competição vai movimentar valores astronômicos e o campeão pode faturar até 125 milhões de dólares (aproximadamente R$ 700 milhões na cotação atual). 

Como foi a primeira rodada? 

Pelo Grupo A, no sábado (14), Al Ahly x Inter Miami ficaram no empate sem gols na abertura do Mundial de Clubes, no Hard Rock Stadium. Já no principal duelo do grupo, que aconteceu no domingo (15), no MetLife Stadium, Palmeiras x Porto travaram um belo duelo, marcando o primeiro encontro entre Brasil e Europa, com o Verdão sendo amplamente superior. Mas, apesar da superioridade, o apoio em peso nas arquibancadas e da atuação intensa do Alviverde, a partida também ficou no 0 x 0.  

(Imagem: Felipe Marques)

Já pelo Grupo B, no domingo (15), PSG x Atlético de Madrid iniciaram o dia com um show do time francês. Dominante como na final da Champions League, o PSG sufocou o clube espanhol do início ao fim e goleu o Atlético de Madrid por 4 x 0. Fabián Ruiz, Vitinha, Mayulu e Lee marcaram para os atuais campeões da europa. Também no domingo (15), o Botafogo estreou no Mundial com o pé direito. O Alvinegro venceu o Seattle Sounders por 2 x 1. Jair abriu o placar em Seattle, de cabeça, fazendo seu primeiro gol como profissional. Igor Jesus ampliou ainda na primeira etapa, também de cabeça. No segundo tempo, o Botafogo caiu de rendimento e o Seattle cresceu na partida, diminuindo o placar com Cristian Roldán. Os americanos levaram muito perigo até o último minuto de jogo, mas John salvou o Fogão e segurou a vitória na estreia. 

(Imagem: Felipe Marques)

Pelo Grupo C, no domingo (15), o Bayern de Munique atropelou o Auckland City no TQL Stadium com uma goleada incrível de 10 x 0. Os gols dos Bávaros foram marcados por Coman (2x), Sacha Boey, Michael Olise (2x), Thomas Muller (2x) e Jamal Musiala (3x). No outro duelo do grupo, Boca Juniors x Benfica se enfrentaram no Hard Rock Stadium, segunda-feira (16), e protagonizaram um belo duelo. Após início equilibrado, os Xeneizes construíram uma ótima vantagem no primeiro tempo, com Merentiel e Battaglia. Ainda no primeiro tempo, o Benfica diminuiu com Di Maria, de pênalti. Na segunda etapa, Otamendi aproveitou a bela cobrança de escanteio de Kökçü e, de cabeça, empatou para os portugueses, finalizando a partida em 2 x 2. 

(Imagem: Felipe Marques)

No Grupo D, segunda-feira (16), o Chelsea venceu o Los Angeles FC por 2 x 0 em Atlanta, sem muitas complicações. Os gols dos ingleses foram marcados pelo português Pedro Neto e pelo argentino Enzo Fernández. Já no segundo duelo do grupo, também na segunda-feira, O Flamengo estreou com vitória pra cima do Espérance, na Filadélfia. O craque uruguaio Giorgian De Arrascaeta abriu o placar para o Rubro-Negro no primeiro tempo, após uma bela jogada coletiva. Depois de uma excelente primeira etapa, o Flamengo teve um início de segundo tempo um pouco complicado, com chegadas perigosas do time tunisiano. Mas, após uma troca de passes e belo passe de Jorginho para Luiz Araújo, o camisa 7 da gávea acertou um belo chute para carimbar a vitória do Mengão na estreia. 

(Imagem: Felipe Marques)

Nos jogos válidos pelo Grupo E, o River Plate fez uma partida segura e venceu o Urawa Reds por 3 x 1 em Seattle, na terça-feira (17). Os gols da equipe argentina foram marcados por Colidio, Driussi e Meza. O gol da equipe japonesa foi marcado por Matsuo, em cobrança de pênalti. Finalizando o grupo E, Monterrey x Inter de Milão se enfrentaram no Rose Bowl, terça (17), e o clube mexicano surpreendeu. Após cobrança de escanteio, Sérgio Ramos, de cabeça, abriu o placar para o time mexicano. Os italianos foram pra cima em busca do empate e, ainda na primeira etapa, Lautaro Martínez empatou o duelo.  

(Imagem: Felipe Marques)

No Grupo F, Fluminense x Borussia Dortmund se enfrentaram terça (17) em Nova Jersey e o Tricolor protagonizou uma grande partida, sendo superior desde o primeiro minuto do jogo. A equipe brasileira empilhou chances durante a partida, mas parou em Kobel, goleiro do clube alemão. A chance mais clara do Flu foi com Everaldo, que ficou cara a cara com o goleiro, mas acabou optando pela decisão errada e desperdiçou uma grande chance de decidir a partida. O Tricolor Carioca ainda teve uma grande chance com Nonato, após chute de Everaldo, mas o meia parou em mais uma bela defesa de Kobel. O duelo terminou em 0 x 0. No outro jogo do grupo, terça (17), em Orlando, o Mamelodi Sundowns venceu o Ulsan por 1 x 0, com gol marcado por Rayners. 

(Imagem: Felipe Marques)

Pelo Grupo G, Manchester City x Wydad Casablanca se enfrentaram quarta-feira (18), na Filadélfia. Phil Foden abriu o placar para os Cityzens com apenas 1 minuto e 52 segundos de partida. Ainda no primeiro tempo, Doku ampliou a vantagem para os ingleses e fechou o placar. Estreia com vitória de 2 x 0 do City pra cima dos marroquinos. Fechando o grupo G, Al Ain x Juventus se enfrentaram no Buzzard Point, na quarta-feira (18), e os italianos não tomaram conhecimento do time dos Emirados Árabes. Os gols da equipe italiana foram marcados por Francisco Conceição (2x), Kolo Muani (2x) e Yildiz, fechando a goleada por 5 x 0.

(Foto: Felipe Marques)

Fechando a primeira fase, pelo Grupo H, Real Madrid x Al Hilal se enfrentaram em Miami, quarta-feira (18). Em início de jogo equilibrado, o time espanhol saiu na frente no primeiro tempo com Gonzalo García. Mas, ainda na primeira etapa, a equipe saudita empatou após o juiz marcar pênalti de Asencio em Marcos Leonardo. Na cobrança, Rúben Neves deixou tudo igual. Após uma segunda etapa também equilibrada, a equipe espanhola teve um pênalti marcado a seu favor no último minuto. Valverde foi para a cobrança e parou no goleiro marroquino Bono, finalizando a partida em 1 x 1. Fechando o grupo H, o Salzburg venceu o Pachuca, no TQL Stadium, também na quarta (18). Gloukh abriu o placar para os austríacos após uma linda jogada. Bryan González empatou no início do segundo tempo para os mexicanos, mas Onisiwo garantiu a vitória para o Salzburg por 2 x 1.  

(Imagem: Felipe Marques)