Dia dos Namorados ou Valentine’s Day?
Ambas celebram o amor, porém, apresentam origens distintas. Descubra como cada
uma surgiu.

Ana Clara da Cruz
O Dia dos Namorados é celebrado na grande maioria dos países em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim ou, mais conhecido como, Valentine’s Day. No Brasil, essa data comemorativa é celebrada em12 de junho e tem uma origem de viés econômico. Será que o amor virou produto ou sempre foi?
Jeitinho brasileiro de fazer acontecer
Em 1949, o publicitário João Dória (sim, o pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Júnior) foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar as vendas do comércio nessa época do ano, já que eram escassas. Então, inspirado em outras datas festivas, ele criou o slogan “nem só com beijos se prova o amor” e assim nasceu primeiro Dia dos Namorados no Brasil.
A data foi escolhida por ser véspera do dia de Santo Antônio, 13 de junho, conhecido como o “santo casamenteiro” e bem mais popular no Brasil do que São Valentim. Com o passar dos anos, a moda pegou e colocou a data no calendário nacional.

O que é Valentine’s Day?
Valentine’s Day é o nome que se dá ao Dia dos Namorados pelo mundo, a tradução literal é “Dia de São Valentim”, celebrado em fevereiro em diversos países. Essa comemoração surgiu no século III da seguinte maneira: Desde a Roma Antiga, havia um festival chamado Lupercalia, um ritual pagão pela fertilidade e amor, com o passar dos anos, o ritual ainda era muito popular entre o povo. Com o objetivo de acabar com tal festividade pagã, em 496, o papa Gelásio I instituiu que São Valentim deveria ser celebrado dia 14 de fevereiro.
Os Mártires Valentins
Apesar do nome Valentine’s Day a origem se dá por dois Valentins diferentes; ambos os mártires viveram na mesma época, no século III. Há o São Valentim Presbítero Romano, assassinado e degolado sob o império de Cláudio II, o Gótico, e São Valentim Bispo de Terni, degolado pelo Prefeito de Roma, Plácido. Mas qual é a relação do santo com o amor?
Há lendas que dizem que um desses santos casava casais apaixonados, em uma época na qual o rei proibiu casamentos com o intuito de ter mais soldados solteiros. Nenhuma dessas lendas é comprovada pelo Vaticano, já que, na época, tais histórias eram passadas pela oralidade e muitas se confundiam. Logo, são apenas especulações.
Amor & Vendas
Apesar das diferentes origens, tanto o nosso Dia dos Namorados quando o Valentine’s Day são datas usadas para comemorar o amor, nessa época quem se dá melhor são os comerciantes (e quem recebe os presentes!). Por ter criado um costume de troca de presentes, os dias que antecedem a data são movimentados no comércio e o dia 12 de junho ainda mais, principalmente em restaurantes.
Segundo a empresária Jeisiele Mafoite, proprietária do Sushi Jardim, há uma grande diferença no número de vendas no dia dos namorados em comparação com outras datas comemorativas.

Você sabia dessas diferentes origens dessa data comemorativa? Para saber mais sobre o assunto, segue outros textos disponíveis aqui no LACOS: