Fórmula 1: Landon Norris destaca-se no Grande Prêmio de Mônaco

Grande Prêmio de Mônaco, Curva do Grampo (Foto: iStock/2025)

Alyne Castelan

O Grande Prêmio de Mônaco deste domingo, 25 de maio, entregou emoção e estratégia. Lando Norris, da McLaren, venceu pela primeira vez no principado, a vitória veio após um fim de semana acirrado entre os outros corredores. O britânico foi o mais rápido na classificação realizada no sábado (24), garantindo a pole position — ou seja, o direito de largar na primeira posição do grid — o que foi fundamental para o desempenho na corrida.

Em Mônaco, as ultrapassagens são difíceis pois o circuito é muito estreito, largar na frente é uma vantagem e uma estratégia perfeita. Charles Leclerc, da Ferrari, largou bem e manteve um ritmo forte, mas, apesar das tentativas, não encontrou espaço para atacar a liderança e teve que se contentar com a segunda colocação. Oscar Piastri, também da McLaren, mostrou um desempenho sólido, sustentando um bom ritmo durante toda a prova e garantindo o terceiro lugar no pódio, o que reforça o bom momento da equipe.

Para aumentar a imprevisibilidade da prova, os pilotos foram obrigados a fazerem duas paradas nos boxes. Apesar disso, não aconteceram muitas ultrapassagens durante a prova, uma característica da pista de Mônaco. A estratégia foi essencial para se destacar durante a corrida e para decidir o resultado. Max Verstappen, da Red Bull, chegou a liderar brevemente, mas perdeu posições após uma parada tardia e terminou a corrida em 4 lugar.

Alguns incidentes marcaram a corrida, a batida entre Pierre Gasly e Yuki Tsunoda resultou na saída de Gasly, piloto da Alpine. O brasileiro Gabriel Bortoleto se envolveu em um acidente logo na primeira volta, tendo que acionar um safety car, porém se recuperou e acabou em 14° lugar. Já Fernando Alonso abandonou a corrida por problemas mecânicos. Esses acontecimentos trouxeram breves momentos de tensão entre os pilotos. Mais uma vez, o domínio da McLaren se fez presente, tanto no desempenho dos carros como dos pilotos.

A vitória de Norris quebra um jejum da McLaren no principado, que durava desde 2008. Se despedindo do circuito de Mônaco, partimos direto para Barcelona onde ocorre a próxima etapa do campeonato que promete continuar pegando fogo. Fique atento aos horários e se quiser saber mais o FAESA Digital te atualiza toda semana sobre a última corrida.

Horáriois do GP da Espanha

  • Sexta-feira, 30 de maio
  • Treino livre 1: 8h30
  • Treino livre 2: 12h00
  • Sábado, 31 de maio
  • Treino livre 3: 7h30
  • Classificação: 11h
  • Domingo:1º de junho- Corrida: 10h

Perdeu o conteúdo das rodadas anteriores? Não fique desatualizado, você pode conferir nas matérias abaixo: