Ética e jornalismo: um convite à reflexão
Em 2 de maio é comemorado o “Dia Nacional da Ética”

Heitor Robers
A escolha de 2 de maio como Dia Nacional da Ética, em 2013, tem um significado especial para os jornalistas, pois nesse mesmo dia, em 1992, foi promulgado o “Código de Ética Profissional dos Jornalistas Brasileiros”.
Sancionada pela Lei nº 12.684, a data destaca a importância da ética no exercício profissional dos jornalistas e de todas as demais profissões.
O que é a ética?
Este conceito tão conhecido, não apresenta um significado comum a todos os estudiosos, e pode ser confundido com outro: a “moral”. Estas são algumas correntes de pensamento:
Para Sócrates, clássico filósofo grego conhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental, a ética é a busca pelo conhecimento para entender o que é a virtude. O filósofo acredita que para viver uma boa vida, deve-se viver uma vida examinada, chegando a afirmar que: “uma vida não examinada não vale a pena ser vivida.”
O filósofo alemão Imannuel Kant, desenvolveu uma ética fundamentada no entendimento humano sobre o dever. Ele acredita na autonomia da razão e que os seres são capazes de agir racionalmente, motivados pelo dever, sabendo racionalmente o que devem fazer.
Para Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, os mandamentos éticos possuem a autoridade necessária para impor o que deve ser feito, de modo igual, por todos. Na modernidade, para ele, a ética é uma regra capaz de enunciar quais condutas são possíveis ou não dentro de um grupo a fim de manter sua coesão e promover a convivência.

A ética no jornalismo
Ao longo da tua vida, você vai se deparar, muito provavelmente, com algumas situações. O que que você concede? O que que você tolera? O que que você cede? Para que isso não se transforme num suicídio de consciência, é preciso que você tenha a convicção interior de que está agindo com ética.
(Ricardo Boechat)
No curso “O Jornalismo e os Caminhos da Profissão com Ricardo Boechat”, da Udemy, o jornalista faz provocações relacionadas à ética.
Boechat questiona o porquê de profissões que tem pretensões ao poder serem as que apresentam um código de ética, como é o caso de advogados, médicos, engenheiros e jornalistas.
Para ele: “As leis gerais, já contemplam na quase totalidade os procedimentos, as regras, condutas e posturas que todos devemos seguir como integrantes de um mesmo conjunto que é a sociedade” e, isso, independe da profissão.
Segundo Boechat, a ética no meio do jornalismo não depende necessariamente de um conjunto de leis particulares, um código de ética. Depende da conduta ética desenvolvida ao longo da vida por cada pessoa em particular e isso, de acordo com ele: “vem do berço.”
Há um conjunto de valores, de éticas, se quiserem chamar assim, que não dependem de nada escrito, de códigos corporativos, profissionais etc. É o travesseiro que determina, é o espelho que cobra, é o que você traz do berço, do teu ambiente familiar, do teu ambiente coletivo, enfim, do teu ambiente de grupo. É o que você desenvolve vivendo e construindo valores.
O filme “Spotlight: Segredos Revelados”, conta a história real de uma equipe de jornalistas do “The Boston Globe” que investiga casos de abuso sexual e pedofilia envolvendo membros da arquidiocese católica de Boston. A obra mostra o poder e a responsabilidade do jornalismo investigativo na sociedade contemporânea, abordando dilemas éticos enfrentados no meio do jornalismo.

Dilemas éticos no jornalismo brasileiro
No Brasil, alguns casos no jornalismo levam à reflexão sobre a ética no meio:
- A apresentadora e jornalista Sonia Abrão se tornou polêmica quando, em 2008, realizou uma entrevista ao vivo com o sequestrador, que mantinha a menina Eloá como refém. A atitude teve impactos na negociação da polícia com o criminoso, e a jovem, infelizmente, acabou morta.
- O jornalista Leo Dias, em 2022, no programa “The Noite com Danilo Gentilli”, comentou, sem conhecimento de toda a história, o caso do estupro da atriz Klara Castanho, a gravidez e a entrega da criança para adoção. A atriz se pronunciou posteriormente e moveu ações judiciais contra o jornalista.
- A revelação insensível de Patrícia Poeta, ao vivo, em primeira mão, no programa “Encontro”, ao pai de Vitória Regina, sobre a confirmação do assassinato da jovem, é mais um exemplo.
Para pensar
O exercício da ética ocorre a todo o tempo, mas a forma como cada um a enxerga varia, e isso independe de diversos fatores. A data não serve para definir o conceito, mas para relembrar a importância deste valor, e gerar profundas reflexões.
Imagem do destaque: (Foto: Pixabay/Peter Herrmann)