“VITÓRIA” Impressiona por linda atuação de Fernanda Montenegro
Felipe Marques
Vale a pena conferir o filme brasileiro “VITÓRIA” dirigido por Andrucha Waddington. Ele chegou aos cinemas no dia 13 de março de 2025, sendo estrelado pela renomada atriz Fernanda Montenegro, fazendo o papel de Dona Nina.
O longa é inspirado na história real de Joana da Paz, uma senhora aposentada que, incomodada com a violência e criminalidade acontecendo na vizinhança onde mora no Rio de Janeiro, decide tomar uma atitude. Ela resolve filmar as atividades ilícitas diretamente da janela do apartamento, com o intuito de denunciar os traficantes e os policias corruptos.
LONGEVIDADE
A atuação de Fernanda Montenegro foi aclamada pela crítica. Com 95 anos, provou que ainda está em alto nível, demonstrando vigor e equilibrando momentos de tensão e suavidade, elevando a qualidade do filme.

Além de Fernanda, o elenco conta com Alan Rocha, no papel de Fábio, jornalista investigativo que ajuda Dona Nina a fazer justiça, e Linn da Quebrada, interpretando Bibiana, vizinha e amiga de Dona Nina.
Foi bastante comentado pelos internautas o fato da mulher que inspira o filme (Joana da Paz) ser uma mulher negra e Fernanda Montenegro, que a interpreta, ser uma mulher branca. Porém, durante as gravações do filme, Joana estava sob anonimato pelo Programa de Proteção a Testemunhas, onde também ganhou o novo nome “Vitória”, para evitar qualquer risco de vida. Assim, ninguém conhecia a identidade de Joana, revelada após sua morte, 17 anos depois (2023), causada por um AVC.
Em resumo, “VITÓRIA” é uma obra que nos ensina que independente da situação que estamos na nossa vida, devemos lutar pelo que acreditamos e merecemos, e traz também reflexões sobre coragem, justiça e a importância do papel do indivíduo diante das dificuldades sociais.