FÓRMULA 1: Fique por dentro do mundo de automobilismo
Você tem interesse em saber mais sobre Fórmula 1? O campeonato deste ano já começou, com vitórias de Lando Norris, vencendo o Grande Prêmio da Austrália na madrugada de sábado (15), e de Oscar Piastri, que dominou o GP da China, neste domingo (23), mas tem muita emoção pela frente. A partir de agora, você vai poder acompanhar o que acontece dentro e fora das pistas, e saber tudo dessa competição tão emocionante. Para começo de conversa, veja como tudo começou.

Alyne Castelan
Como começou a Fórmula 1?
A Fórmula 1, criada em 1950, nasceu como a principal competição mundial de automobilismo, reunindo os carros mais rápidos e as mentes mais ágeis do esporte. A categoria evoluiu ao longo das décadas, tornando-se sinônimo de inovação e emoção. Pilotos lendários como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Lewis Hamilton moldaram a história da F1.

Inicialmente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) programava as competições para serem 6 provas disputadas na Europa (Reino Unido, Mônaco, Suíça, Dinamarca, França e Itália). Atualmente, as competições ocorrem em 24 circuitos, começando dia 14 de março na Austrália e indo até o dia 7 de dezembro em Abu Dhabi.
O Campeonato 2025
Agora, o calendário da F1 está contando com 24 provas e todas elas são realizadas aos domingos. As provas de 2025 contam com 10 equipes, com 2 pilotos cada uma, sendo um total de 20. Elas são:
McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri;
Ferrari, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton;
RBR, com Max Verstappen e Liam Lawson;
Mercedes, com George Russell; Andrea Kimi Antonelli;
Aston Martin, com Fernando Alonso e Lance Stroll;
Alpine, com Pierre Gasly e Jack Doohan;
Hass, com Esteban Ocon e Oliver Bearman;
RB, tendo Isack Hadjar e Yuki Tsunoda;
Williams ,com Carlos Sainz e Alex Albon;
Sauber, com Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto.
Os resultados das duplas são válidos para o campeonato mundial, porém, cada piloto compete individualmente para saber quem será o grande campeão automobilístico. Todos os 10 primeiros colocados somam pontos para o campeonato. Quem chegar em 1º lugar soma 25 pontos e o 10º lugar, 1 ponto. Além disso, ganha 1 ponto extra quem tiver a volta mais rápida.
O sprint é uma corrida mais curta, com 100km que antecede a corrida oficial, acontece ao sábado. Foram implementadas para dar movimento ao fim de semana do campeonato. Com as corridas sprint abre uma nova chance para os pilotos disputarem posições e ganhar pontos, são 8 pontos distribuidores da seguinte forma:
- P1: Oito pontos
- P2: Sete pontos
- P3: Seis pontos
- P4: Cinco pontos
- P5: Quatro pontos
- P6: Três pontos
- P7: Dois pontos
- P8: Um ponto

Neste domingo (3), a corrida será no japão. Os treinos já começaram. Quem será o novo vencedor?
________________________________________________________________________________________________________________
Imagem de Destaque: Freepik