Projeto Vozes: Olhar Crítico sobre a Realidade de Crianças e de Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social

No quarto Episódio da Temporada 3 da série de videocast dos alunos do curso de Jornalismo da FAESA que abordam questões sociais urgentes, o programa propõem um debate sobre a situação de Crianças e Adolescentes que vivem o cotidiano da Vulnerabilidade Social

Maria Eduarda dos Santos

A Vulnerabilidade Social em relação a crianças e adolescentes é entendida como um cenário criado pela desigualdade social. Fatores como a pobreza, a exclusão social e a falta de vínculos afetivos, tanto no círculo familiar quanto de amizades, estão diretamente ligados a essa vulnerabilidade. E o resultado são crianças e adolescentes fora do ambiente escolar; sendo obrigadas a trabalhar; sem lazer, saúde, alimentação; e, muitas vezes, sendo assediada para o mundo do crime e das drogas.

Números alarmantes provam essa situação de vulnerabilidade para as crianças e adolescentes. Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, em 2024, 32 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de pobreza no Brasil. Vale destacar que 10 milhões desses jovens estão em famílias que vivem com renda, por pessoa, de até RS 706,00 por mês. Já em relação a privação educacional no Brasil, os dados da Unicef revelam ainda que mais de 4 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola, com atraso escolar ou sem alfabetização.

Da esquerda para a direita: Maria Eduarda dos Santos, Roberta Costa, Livia Campista, Daniel Chiabai, Leandro Tassi e Elaine Ferraz (Foto: Arquivo Pessoal)

Para refletir melhor essa questão social e aprofundar o debate da sociedade, o Episódio IV: “Olhar Crítico da Realidade de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social” da Terceira Temporada de videocast do Projeto “Vozes” traz reflexões relevantes sobre fatores que levam as crianças e adolescentes a essa situação de vulnerabilidade, os caminhos para atenuar o problema e as políticas públicas para promover inclusão e o acolhimento dessas pessoas.

O Episódio IV foi elaborado pelos alunos do 4° período de Jornalismo do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Livia Campista, Roberta Costa, Maria Eduarda dos Santos e Daniel Chiabai para as disciplinas de Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora. Para debater o assunto ao longo do Episódio estão presentes a assistente social Elaine Ferraz e o coordenador de Projetos Sociais no Instituto João XXIII, Leandro Tassi. O Instituto João XXIII está localizado no bairro Consolação, em Vitória, e transforma vidas há 25 anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Aperte o play e confira abaixo o Episódio IV


Edição: Redação do FaesaDigital

Imagem do Destaque: Kariana Ferreira