Projeto Vozes: Um Olhar Sobre a Realidade das Pessoas em Situação de Rua
No segundo Episódio da Temporada 3 da série de videocast dos alunos do curso de Jornalismo da FAESA que abordam questões sociais urgentes, o programa procura entender os desafios, as histórias e as questões que envolvem a realidade das Pessoas em Situação de Rua

Isabelle Vasconcelos
Uma realidade social que aflige a atual sociedade é a vivenciada pelas Pessoas em Situação de Rua. Essa dura realidade revela a desigualdade, a vulnerabilidade e os preconceitos impostos a seres humanos que estão quase em situação de invisibilidade. Vulnerabilidade que engloba desde o acesso aos serviços públicos até os direitos da liberdade individual que uma sociedade oferece.
Neste cenário complexo, segundo um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2023, o Brasil contabilizou 261 mil pessoas vivendo nas ruas. Uma situação alarmante e que passa, muitas vezes, despercebida pela maioria das pessoas, mas exige, urgentemente, a conscientização da sociedade. Já um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que as principais causas que levam a pessoa à situação de rua são: problemas familiares (47,3%), desemprego (40,5%) e dependência química (30,4%). Esses números mostram que a pobreza extrema vai muito além da falta de moradia e reflete a ausência de políticas públicas eficazes e integradas.

E foi pensando nessa questão social urgente que foi produzido o Episódio II: “Um Olhar Sobre a Realidade das Pessoas em Situação de Rua” da Terceira Temporada de videocast do Projeto “Vozes”. O episódio foi desenvolvido pelos alunos do 4° período de Jornalismo do Centro Universitário FAESA Guilherme Junqueira, Isabelle Vasconcelos, Fernando Lóss e Esther Laurentino para as disciplinas de Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora.
Para refletir o assunto, foram convidados o vice-presidente do projeto social “Vem Pra Rua”, Ueverton Coutinho, e a assistente social Rose Messa. As reflexões trouxeram olhares sobre questões sensíveis como a falta de dignidade, o desrespeito e os desafios enfrentados diariamente por quem vive nas ruas. E, ainda, a discussão destacou a importância de mudar mentalidades tanto da sociedade quanto dos próprios indivíduos com o objetivo de ajudá-los a se tornarem protagonistas das próprias histórias e, também, agentes de transformação na vida de outras pessoas. Vale destacar que o Vem Pra Rua presta assistência a essa população desde o ano de 2013.
O Episódio II visa sensibilizar a sociedade sobre a realidade das Pessoas em Situação de Rua. Confira abaixo as reflexões propostas
Edição: Redação do FaesaDigital
Imagem do Destaque: Kariana Ferreira