A filmografia de Walter Salles

O retorno de Walter Salles é repleto de emoção e relevância para o audiovisual brasileiro. Relembre os filmes de destaque dirigidos pelo cineasta. Walter Salles volta aos cinemas do Brasil nesta semana com a obra “Ainda Estou Aqui”

Walter Salles e Fernanda Torres na produção de “Ainda Estou Aqui” (Foto: Divulgação)

Amanda Miranda

O premiado diretor brasileiro Walter Salles, 68 anos, volta aos cinemas com a obra “Ainda Estou Aqui”. O longa retrata a história do casal Eunice Paiva e Rubens Paiva durante a Ditadura Militar, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva. O lançamento de Salles recorda os filmes mais marcantes dirigidos pelo cineasta e reforça a relevância das obras do diretor no cinema nacional.

“Terra Estrangeira”: Ser estrangeiro de si mesmo

O primeiro filme de destaque de Walter Salles, em produção parceira com Daniela Thomas, acompanha duas pessoas perdidas no mundo, buscando qualidade de vida no exterior após a situação econômica complicada do governo Collor. 

O brasileiro Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Espanha após a morte da mãe Manuela (Laura Cardoso) com uma encomenda suspeita. Fora do Brasil, a história de Paco se entrelaça com Alex (Fernanda Torres), imigrante brasileira que trabalha como garçonete para viver em Portugal. A partir desse encontro, Paco e Alex enfrentam desafios, envolvidos em um esquema de contrabando

Cena do filme “Terra Estrangeira” com Fernanda Torres e Fernando Alvez Pinto (Foto: Divulgação)

Os personagens vivem a desilusão de uma mudança de vida inexistente. A fotografia monocromática e o símbolo do barco afloram a ideia do sentimento de deriva em um lugar estrangeiro, explorando a saudade presente no longa-metragem. O roteiro apresenta o cenário nacional do corte de incentivos à produção cultural no governo Collor, sendo considerado um marco para reestruturação da produção audiovisual brasileira.

“Central do Brasil”: O clássico sobre saudade

O filme de Walter Salles que levou o Brasil às maiores premiações internacionais do cinema, o Oscar e o Globo de Ouro. A produção de Salles tornou-se um clássico do cinema brasileiro, abordando questões de abandono e religiosidade

Cena do filme “Central do Brasil” com Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira (Foto: Divulgação)

A trama acompanha Dora (Fernanda Montenegro), professora aposentada que escreve cartas dos passageiros na estação de trem “Central do Brasil” que nunca são enviadas. A jornada dos personagens começa quando a mãe de Josué, uma das clientes de Dora, acaba atropelada após sair da estação. A protagonista, portanto, decide ajudar o menino a encontrar o pai no nordeste do país.

No dia que você quiser lembrar de mim, dá uma olhada no retratinho que a gente tirou junto. Eu digo isso porque tenho medo de que um dia você também me esqueça

Dora

A direção de Salles valoriza os elementos do cenário brasileiro, a estação e o sertão, buscando atrair o espectador para as características mais marcantes dos locais: o povo. A trilha sonora acompanha a narrativa realçando os sentimentos vividos pelos personagens, enriquecendo a construção deles até o final da jornada. 

“Ainda Estou Aqui”: Representante brasileiro no Oscar 2025

Poster “Ainda Estou Aqui” (Foto: Divulgação)

O lançamento de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, relata a história do desaparecimento e assassinato de Rubens Paiva (Selton Mello) durante a Ditatura Militar. A narrativa baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, acompanha a trajetória de Eunice Paiva (Fernanda Torres), mãe de Marcelo Rubens, lidando com o desaparecimento do marido e enfrentando a violência durante o período de opressão política.

O longa-metragem foi premiado na categoria “Melhor Roteiro” no Festival de Veneza, sendo ovacionado por 10 minutos. “Ainda Estou Aqui”, representante do Brasil na busca de uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, estreia dia 07 de novembro, quinta-feira, nos cinemas.

Confira abaixo o Trailer Oficial de “Ainda Estou Aqui”:


Edição: Amanda Miranda

Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade/Alyson Ferreira