Segue a Dica – Schleiden Pinheiro Nascimento
Amanda Miranda
O “Segue a Dica” da semana traz as valiosas indicações do professor da FAESA Centro Universitário Schleiden Pinheiro Nascimento, 51 anos, graduado e mestrado em Administração. Schleiden iniciou a carreira no ramo da administração por causa do pai, empresário e dono de uma oficina mecânica, que despertou a ideia de entrar na área. Além de professor da FAESA há 14 anos, também é bancário.
Quando questionado sobre o que o empreendedorismo significa na vida dele, Schleiden fala sobre como o empreendedorismo está associado à construção de algo para agregar valor à sociedade e, também, sobre o espírito empresarial ser um canal necessário para promover o desenvolvimento.
HOBBIES
Quando tinha 12 anos, a mãe de Schleiden o colocou na natação, pois achava necessário ele saber nadar. Entretanto, ele não gostava da atividade e decidiu parar. Em 2005, o professor descobriu ter pressão alta e decidiu dar outra chance para o esporte. Ele conta que desde então não parou de praticar a natação, sendo um dos hobbies de maior destaque.
Além da natação, Schleiden tem grande apreço pela música e se tornou um hobby importante na vida dele. Em 2019, o professor comprou um violão em busca de aprender os acordes. Logo após, em 2020, com o isolamento social da pandemia, o professor usou o tempo para praticar o instrumento, aprendendo com vídeos na plataforma do YouTube.
A música é um hobby que eu pretendo levar para vida
Schleiden Pinheiro Nascimento
Lugar e Filme
Schleiden, quando questionado sobre um local importante no Espírito Santo, conta sobre o carinho que sente por Aribiri, bairro histórico do município de Vila Velha, local em que cresceu. Mesmo morando em outro bairro em Vila Velha atualmente, o docente fala sobre sentir que está em casa quando visita Aribiri, relembrando a época de infância e adolescência.
A dica de filme de Schleiden é “Forrest Gump – O Contador de Histórias” (1994), que acompanha várias décadas da vida de um homem autista, no qual o nome intitula o longa-metragem, enfrentando o grande preconceito existente nos EUA e realizando feitos importantes. A narrativa acontece durante o período de 1951 a 1981, acompanhando eventos históricos importantes como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate. O filme foi premiado no Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
O professor fala sobre como o longa-metragem é inspirador, sendo um dos favoritos, por deixar lições valiosas sobre o respeito com as diferenças, acreditar em si mesmo e fazer o bem aos outros. Schleiden conta como o filme consegue prender a atenção do espectador e gerar a vontade de rever várias vezes por causa da mensagem final.
Série
A recomendação do professor no universo de produções audiovisuais é “Billions” (2016-2023) com 7 temporadas, 5 delas disponíveis na Netflix. A narrativa acontece em volta do Procurador de Justiça Chuck Rhodes no mercado de altas finanças em Nova York, EUA, se envolvendo na corrupção do mundo das finanças.
Schleiden conta que a série prendeu a atenção dele pela história ser centrada em um cenário administrativo, com uma linguagem mais direta para as pessoas da área e estar relacionada com o trabalho no banco, conseguindo ver recortes da vida real na ficção. Ele, também, observa os dilemas que os personagens envolvidos enfrentam em um meio repleto de corrupções.
Livro
Um dos livros favoritos de Schleiden é “O segredo de Luísa: Uma ideia e uma paixão: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa” (1999) de Fernando Dolabela. O livro conta a trajetória de Luísa, uma joven que está prestes a se formar em odontologia, mas que percebe que não tem desejo para ser dentista. Assim, a personagem decide abrir uma empresa para vender a goiabada produzida pela tia, seguindo a vontade de ser empreendedora.
O professor relata sobre como a narrativa desenvolve a história de Luísa, com altos e baixos durante a história, mas, também, se aprofunda em planos de negócio para abrir uma empresa. Além disso, considera uma história inspiradora para quem deseja empreender e estudar. O uso de terminologias mais técnicas da área e os exemplos de planos de negócios também fazem parte da obra. O livro está disponível na biblioteca da FAESA.
Música
Na área da música, Schleiden recomenda a banda inglesa de heavy metal “Iron Maiden” e a música “Be Quick or Be Dead” do grupo. A composição de Bruce Dickinson é uma das favoritas do professor pela mensagem da letra representar o dia a dia da sociedade, em que tudo acontece muito rápido, sendo necessário estar sempre atento e em movimento no mundo atual.
Schleiden questiona se a rapidez humana leva a sociedade para o lugar certo, principalmente quando é evidente que produzir rápido as demandas nem sempre resultam no melhor resultado. Além disso, a música aborda a temática de seguir certos padrões sociais para sobreviver, mesmo contra as crenças pessoais. Confira abaixo o videoclipe oficial da música:
Profissional
Michael Porter, professor estadunidense de estratégia e competitividade empresarial, foi escolhido por Schleiden como um profissional importante. Porter tem 15 livros ligados a área de administração com reflexões sobre estratégias, algo que o professor da FAESA acredita ser importante para pessoas de diversas áreas terem conhecimento.
Se Você não fosse administrador, Você seria…?
Dentro das diversas áreas diferentes de atuação, Schleiden conta que seria músico se optasse por outra carreira. Ele acredita que a arte seria outra opção de formação pela admiração que sente. O professor já produziu algumas poesias e desenhos, reforçando a importância da arte na vida dele.
Com certeza eu seria músico. Iria fazer show, formar uma banda, compor músicas. A arte é algo extraordinário
Schleiden Pinheiro Nascimento
Site para buscar boas informações
O professor universitário recomenda o site https://www.lens.org/ para quem busca artigos com fácil acesso, conectando os escritores de arquivos diferentes, artigos em que o mesmo autor é citado e localizando onde tem o documento para download.
Dicas para Empresários e Universitários
A dica de Schleiden para futuros empresários é separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Ele explica que misturar o pessoal com o profissional pode afetar o futuro do empresário, principalmente o rendimento da empresa por não determinar o limite entre os dois, criando, assim, uma área de perigo.
A dica final do professor é a organização e cuidado com o foco. Schleiden observa como a maior dificuldade do universitário é focar para realizar o que é necessário por causa do vasto número de informações que recebe a todo instante. A indicação dele é um plano que o estudante se adapte, a Técnica Pomodoro, buscando organizar a rotina e gerar maior produtividade.
Edição: Amanda Miranda
Imagem de Destaque (Home): Fernanda Sant’Anna