CRIE – Workshop: “Como colocar o ESG na Equação Criativa: Conteúdo, Marca e Sustentabilidade” com Dilma Campos
O evento apresentou reflexões teóricas e práticas sobre a dinâmica empresarial do mercado financeiro que busca criar projetos e marcas que pensem nos fatores ambientais, sociais e governamentais
Natan de Oliveira
No segundo dia do Festival CRIE, o evento contou com o workshop “Como colocar o ESG na Equação Criativa: Conteúdo, Marca e Sustentabilidade”. Ministrado pela gestora de projetos, professora mentora e CEO Dilma Campos, o workshop foi realizado para mostrar para os alunos espectadores do evento como criar projetos publicitários e comunicativos que mesclam a lucratividade e a regeneração.
Dilma propôs uma dinâmica de briefing e case para os alunos apresentarem propostas para soluções de problemas de grandes empresas baseado no modelo ESG (Environmental, Social and Governance). A sigla ESG diz respeito a uma dinâmica empresarial do mercado financeiro que busca criar projetos e marcas que pensem nos fatores ambientais, sociais e governamentais.
A palestrante afirmou que um dos maiores dilemas da contemporaneidade é conseguir ter lucro e regeneração juntos. Dilma apresentou um esquema de imagem branca (representando o lucro) que após os anos foi possuindo elementos pretos (regeneração). No final, o resultado da imagem é um mosaico que representa o equilíbrio dos dois fatores que são fundamentais para o modelo ESG e os novos modelos de negócios.
Somente sai da estagnação quem começar a olhar além
Dilma Campos
A palestrante relatou que, após anos e experiências obtidas no mercado, as marcas entenderam que o que precisa ser apresentado para as grandes empresas e para o consumidor não é mais a proposta de valor do produto, mas o propósito de valor. Além disso, é necessário que o profissional de publicidade e comunicação solucione problemas usando novos modelos de negócios, pois liderar um movimento é lucrativo para a empresa.
Dilma Campos afirma que os produtos que usam o modelo ESG possuem mais fidelidade de compra, pois a regeneração é capaz de mudar a vida dos consumidores com o atendimento e as propostas acolhedoras e humanizadas. O publicitário tem que ser um gestor de crises e a marca precisa se preocupar com as possíveis turbulências que um produto pode causar e precisa, também, dar protagonismo para quem está “escondido”.
O impossível é somente um lugar que a gente estaciona para olhar para outros caminhos possíveis
Dilma Campos
Confira alguns registros do workshop “Como colocar o ESG na Equação Criativa: Conteúdo, Marca e Sustentabilidade” feitos pelos alunos do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Natan de Oliveira e Isadora Altoe:
Edição: Natan de Oliveira
Imagem destacada (Home): Núcleo de Publicidade do LACOS/Alyson Ferreira