‘Lacos de Portas Abertas’ – Jornalistas e Publicitários trabalham Juntos?’ com Álvaro Vargas
O “LACOS de Portas Abertas” convidou o diretor da Aldeia Marketing de Conteúdo, Álvaro Vargas Filho, para um bate-papo com os alunos sobre a integração de jornalistas e de publicitários no mercado de trabalho
Janderson Vicente Júnior
No último encontro do LACOS de Portas Abertas, alunas e alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário acompanharam uma conversa conduzida pelo diretor da Aldeia Marketing de Conteúdo, Álvaro Vargas Filho, sobre a relação integrada entre jornalistas e publicitários no mercado de trabalho.
LACOS de Portas Abertas é um projeto pensado pelos coordenadores e alunos dos três núcleos do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS). O objetivo é que os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico tenham mais experiências e conexões com o mercado capixaba
Álvaro é formado em Jornalismo e acredita que as notícias conseguem mudar a realidade das pessoas. Ele trabalhou na produção de cadernos especiais em A Gazeta e durante a carreira profissional optou pelo caminho comercial e, desde 2006, é o diretor da própria empresa de marketing de conteúdo, que oferece serviços como assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.
Após uma breve apresentação pessoal, Álvaro começou a explicar o funcionamento da Aldeia. Ele é um grande defensor da pluralidade de ideias e, por isso, dentro da Agência há a presença de jornalistas e de publicitários. Os profissionais atuam em todo o processo operacional da empresa de acordo com as habilidades de cada profissão.
Jornalista pensa de um jeito, publicitário pensa de outro. Então, a gente precisa dos dois trabalhando juntos para entregar o que o cliente quer e da melhor forma possível
Álvaro Vargas Filho
A integração entre as duas áreas é algo muito valorizado por Álvaro. Embora tenham o objetivo de alcançar o público, cada um possui abordagens e perfis diferentes. O jornalista apura melhor e deseja relatar um fato. Já o publicitário se preocupa em desenvolver uma ideia com o intuito de vendê-la. São características que podem se complementar e até, segundo a visão dele, “criar” mágica.
O diretor da Aldeia também comentou que a separação entre jornalistas e publicitários no meio acadêmico não se apresenta da mesma maneira de anos atrás. Os cursos, inclusive, atualmente, têm disciplinas semelhantes ou até iguais nas grades curriculares. Isso é um reflexo de uma sociedade repleta de oportunidades e que exige do futuro profissional de comunicação um interesse por mais de uma área e nicho.
Nós que somos produtores de conteúdo, publicitários ou jornalistas, precisamos ser multimídia, multiplataforma. Precisamos saber produzir vídeo, áudio, texto e fotografia. A notícia boa é que tem muitas oportunidades no mercado e saber trabalhar integrado é fundamental
Álvaro Vargas Filho
A professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário Carine Cardoso ressaltou a importância da conversa para os alunos que participaram. Ela, da mesma forma que Álvaro, acredita que momentos como esse são essenciais para a integração das áreas da Comunicação Social, pois evidencia aos alunos a realidade comentada pelo palestrante.
Carine acredita que o bate-papo sobre a relação integrada entre o jornalista e o publicitário foi uma excelente oportunidade para os alunos perceberem o atual momento do mercado de trabalho para os comunicadores. Ela enxerga o “LACOS de Portas Abertas” como um meio de aproximar futuros profissionais com os atuais profissionais.
Isso sempre enriquece muito. Ajuda a gente a furar nossas bolhas. Ajuda os alunos a construírem laços, relacionamentos entre eles e, também, com o mercado
Carine Cardoso
Edição de texto: Janderson Vicente Júnior
Imagem do Destaque (Home): Núcleo de Publicidade do LACOS/Alyson Ferreira