473 anos de Vitória – A capital do Espírito Santo

A cidade de Vitória completa no dia 8 de setembro 473 anos. A capital do Espírito Santo “respira” cultura por meio dos museus, parques, casarios antigos, escadarias, teatros, igrejas, belíssimas praias e monumentos que compõem toda riqueza histórica da ilha

Avenida Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) na cidade de Vitória (Foto: Vitor Jubini)

Vitória Fernandes

No reinado de Dom João III, o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias, incluindo o Espírito Santo, sendo posse de Vasco Fernandes Coutinho. Em 1535, as primeiras instalações ocorreram em Vila Velha. Foi apenas no dia 8 de setembro de 1551, após a vitória em uma batalha contra os povos indígenas que habitavam a região, que os portugueses começaram a chamar as terras de ilha de Vitória.

Os primeiros capixabas surgiram. Aliás, a palavra “capixaba” vem da língua tupi e significa “terra de plantação”, o cultivo de mandioca e milho era comum para os indígenas na ilha. Desde então, os moradores nascidos na capital passaram a se chamar capixabas. A denominação passou a ser usado por todos os espírito-santenses. No século XX, a cidade passou por grandes transformações socioeconômicas. A população cresceu e a capital expandiu os horizontes. No presente, Vitória é considerada uma das capitais mais importantes do Brasil.

Atualmente, a cidade de Vitória detém diversos pontos históricos e turísticos. A capital é referência na formação arquitetônica e possui: museus, parques, casa, escadarias, teatros, igrejas, belíssimas praias e o centro histórico repleto de monumentos que compõem a história da ilha.

As praias de Vitória são destaca nacional pela beleza: Orla de Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade são exemplos. Já o Centro Histórico de Vitória apresenta o Palácio Anchieta, o Teatro Carlos Gomes, o Sesc Glória, a Igreja do Rosário, a Catedral Metropolitana de Vitória, a Fafi, o Parque Moscoso e muitas outras atrações. Outros exemplos de parques da Capital são: Parque Pedra da Cebola e o Parque da Fonte Grande. Por fim, passeios na baía e à noite na Rua da Lama são muito comuns na capital.

Conheça um pouco o Centro Histórico da capital Vitória pelo olhar de Thiago Soares. As fotos abaixo estão no arquivo do Núcleo de Jornalismo do Lacos e foram produzidas no ano de 2022. Na época Thiago Soares era estagiário do Lacos. Atualmente, ele é fotojornalista do site Folha Vitória.

Shows e eventos – Vitória 473 anos

A festa terá duração durante três dias, contando com atrações especiais na Praça do Papa. Os shows serão gratuitos.

No dia 06/09 (sexta-feira) às 20 horas o Concerto Cine in Concert com a Orquestra Camerata Sesi, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves, irá se apresentar. Logo depois, às 22 horas, o cantor gospel Anderson Freire.

No dia 07/09 (sábado) às 20 horas a Banda da Guarda Municipal vai marcar presença no evento. Mais tarde, às 22 horas, o talentoso Alceu Valença performa na Praça do Papa.

No dia 08/09 (domingo), último dia de festa e data do aniversário, às 18 horas as “Divas” com as cantoras Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça. Às 20 horas, a dupla sertaneja, João Neto e Frederico se apresenta para fechar a programação.


Edição: Vitória Fernandes

Imagem da Home (Capa): Vitor Jubini