A Independência do Brasil
É comemorado no Brasil, no dia 7 de setembro, a Independência do Brasil. Nesse contexto, é necessário compreender a história do País e as celebrações realizadas no território brasileiro
Camila Buzzette
07 de setembro de 1822, dia que a Independência do Brasil foi, finalmente, proclamada. Essa data, que é comemorada até nos dias atuais, celebra um marco para a população brasileira. O triunfo de poder romper com o Brasil colônia. Contudo para entender essa data é importante conhecer a história de como o Brasil saiu de uma colônia para um país independente.
Em 1808, a corte portuguesa veio se refugiar no Brasil. Napoleão Bonaparte, imperador da França, ordenou o bloqueio continental, alguns países europeus, escolhidos por ele, não poderiam mais comercializar com a Inglaterra. Portugal, um grande parceiro dos ingleses, se recusou a seguir essa regra, mantendo as relações comerciais. Ao descobrir, o imperador francês veio de encontro à Portugal para atacar o país. Contudo, o rei de Portugal, D. João VI, e a corte já se encontravam longe de serem pegos, estavam se locomovendo para a principal colônia que tinham, o Brasil.
Com esses acontecimentos, a família real precisava adequar o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, para as vontades dos portugueses que, agora, moravam ali. Sendo assim, ao longo dos anos, no chamado Período Joanino, aconteceu: a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, que promoveu a comercialização de produtos estrangeiros nas terras brasileiras; implementação de instituições educativas; criação de teatros; e construção de bibliotecas.
Após modernizar o país e definir, em 1815, o Brasil não mais como colônia, mas parte do reino de Portugal, os portugueses queriam retornar aos laços coloniais. A elite brasileira, então, decidiu que não teria mais como manter essa relação. Com essa instabilidade nas relações entre os países, a corte viu que não seria possível manter esse vínculo com o Brasil. Assim, ordenaram que a independência fosse proclamada no Brasil. No dia 07 de setembro de 1822, as margens do rio Ipiranga, finalmente, houve o grito da independência realizado por D. Pedro, português que governava o Brasil.
Desfile no Espírito Santo
Após 102 anos, essa é uma das datas comemorativas mais importante para os brasileiros, já que houve a consolidação do Brasil como nação independente. No Espírito Santo, há em vários municípios o tradicional desfile cívico-militar e, ainda, exposições em comemoração a Independência. No Brasil, além de ter esses desfiles é declarado, também, um feriado nacional.
Sendo assim, no dia 07 de setembro ocorrerá os desfiles na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Avenida Beira Mar), no Centro de Vitória. As atrações começam a partir da 8 horas com apresentação dos helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar (Notaer) e, em seguida, o desfile cívico-militar. Cercado de novidades, esse ano vai ter apresentação dos alunos que fazem parte do projeto Música na Rede da Secretaria da Educação (Sedu) e a participação inédita do Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, de aspirantes da Escola Naval da Marinha e dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras.
Edição: Camila Buzzette
Imagem do Destaque (Home): Quadro “Independência ou morte” do artista Pedro Américo