O retorno de atividades no LACOS e a entrada de novos integrantes no Núcleo de Jornalismo
O Núcleo de Jornalismo do LACOS retorna as atividades com novos e velhos rostos. Um grupo de jovens comprometidos com a aprendizagem e com a criação de conteúdos
Natan de Oliveira
No início do mês de agosto iniciou-se um novo semestre letivo na FAESA Centro Universitário e, com isso, o retorno das atividades do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS). A volta das atividades no Núcleo de Jornalismo do laboratório marca a entrada de novos rostos (Amanda Miranda, Danilo Costa, Lara Elis e Isadora Altoe) para a equipe, formando, assim, um grupo de jovens comprometidos com a criação de conteúdo. Vale destacar que Vitória Fernandes, Natan de Oliveira, Camila Buzzette e Janderson Vicente Júnior estão na equipe desde o primeiro semestre de 2024. Todos os alunos estão no 2º período do curso de Jornalismo. A aluna Loren Peterle, 6º período do curso de jornalismo, é a mais experiente do time e está no Núcleo há 3 anos.
O Núcleo de Jornalismo do LACOS trabalha com conteúdos jornalísticos de assuntos de relevância para a comunidade acadêmica, para a sociedade e experimenta todo o processo de produção de conteúdo. Além disso, a equipe trabalha com diferentes segmentos da redação jornalística, explorando as habilidades multimídia: texto (opinativo e informativo), fotografia e audiovisual. Nesse novo semestre, a equipe está em diferentes projetos para além dos quadros e conteúdos já explorados anteriormente. Os novos integrantes chegaram com muita vontade de aprendizagem para a formação profissional.
A Assistente de Comunicação do LACOS Fernanda Sant’Anna relatou que a equipe de Jornalismo irá realizar algumas campanhas integradas com os outros núcleos – Publicidade e Audiovisual – e que isso irá ajudar no desenvolvimento dos alunos. Fernanda ainda compartilhou a empolgação com a volta das atividades.
Estou muito feliz com o núcleo de Jornalismo deste semestre! Entrou uma galera animada na equipe, interessados em aprender e escrever. Quero muito acompanhar como vai ser a dinâmica de trabalho deste semestre!
Fernanda Sant´Anna
O Estagiário de Jornalismo Janderson Vicente Júnior – que integra a equipe do LACOS desde o início de 2024 – compartilhou que a experiência no laboratório é importante para a evolução e aprendizagem no Jornalismo. O LACOS é um caminho de aprendizagem de processos que, futuramente, o estudante terá contato na graduação e no trabalho.
Janderson também compartilhou sobre a rotina com os colegas de trabalho. Além dos textos, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar junto com amigos e isso aproxima o laboratório de uma redação jornalística. Essas experiências em equipe são muito valiosas. “Consigo sentir o clima do meu futuro local de trabalho”, declarou o estagiário.
Desejo profundamente ajudar meus amigos e colegas para que, juntos, possamos fazer o nosso melhor e aproveitar as oportunidades ofertadas pelo LACOS
Janderson Vicente Júnior
O estudante de Jornalismo Danilo Muniz é um dos novos integrantes do LACOS. Danilo relata que se inscrever no laboratório nesse novo semestre representou uma mudança abrupta de pensamento. O jovem conta que quando refletia sobre esse questão, se perdia em uma teia de relações interpessoais. O LACOS, para ele, representa uma oportunidade de se desprender da zona de conforto e ter um primeiro contato com o mercado.
Quero aprender mais sobre jornalismo, apuração, cobertura, visibilidade de pautas etc. A minha grande expectativa, inclusive em todos os lugares da faculdade, é criar um círculo vicioso de aprendizagem
Danilo Muniz
Edição: Natan de Oliveira
Imagem da Home (Capa): Fernanda Sant’Anna/LACOS